Os moradores de duas localidades do interior de Santa Cruz do Sul enfrentam a escuridão desde a noite da última terça-feira, 30, quando um temporal atingiu toda a região. Pelo menos 200 pessoas, que moram em Quarta Linha Nova Alta e Linha Eugênia seguem sem o abastecimento de energia desde as 22 horas de terça.
Elmo Alfonso Backes, morador de Linha Eugênia, afirma o problema teria origem em um único transformador de energia que está desligado. “A rede daqui vem de Linha Seival, onde trocaram cinco postes nessa quinta. Eles acharam que estava tudo ok, que estava tudo ligado, mas Quarta Linha Nova Alta e Linha Eugênia continuam sem luz”, comentou.
Ao serem acionados pela população, conforme Backes, a RGE Sul teria afirmado não ter equipe para mandar ao local, para ligar o transformador. Enquanto esperam pela concessionária de energia, os moradores perdem produções e mantimentos. “Eu tenho quatro freezers cheios de mantimentos, vou perder tudo. Além disso, tenho 500 galinhas poedeiras. Elas já ficaram sem água e eu preciso de luminosidade para a produção”, desabafou o morador.
Publicidade
Outros vizinhos estariam com ainda mais problemas, já que têm produção de leite. “Afeta diretamente a atividade. Apesar de muitos terem gerador próprio, a grande maioria não tem. As aves já estão sem água, a falta de luminosidade nos galpões afeta a produção de ovos. E nós estamos totalmente às escuras”, pontuou o produtor.
A assessoria de imprensa da RGE Sul informou às 21h07 desta sexta-feira, 2, que uma equipe trabalha na rede. A empresa afirmou que assim que o conserto for concluído, a energia será restabelecida.
Publicidade