A Monte Alverne do futuro está nas mãos dos cidadãos. Foi com essa mentalidade que o aposentado Arno Heck, 68 anos, morador do distrito, compareceu esta tarde na Sociedade Recreativa e Cultural Monte Alverne (Secma) para participar das discussões do Plano Diretor. Ele e outras cerca de 30 pessoas atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) e foram ao local entender um pouco mais o processo de participação popular nos rumos do terceiro distrito.
“Monte Alverne é quase uma cidade, já temos muitas casas, comércio, banco, quanto mais ampliar melhor. A sede fica distante 30 quilômetros, então por que não termos tudo aqui perto da gente?”, questionou. Ele, que ficou sabendo do evento através do rádio e do jornal, acredita que falta um pouco de vontade para que mais pessoas participem das audiências e entende que o encontro é uma oportunidade de colaborar para fazer uma cidade bem planejada.
Durante a audiência, técnicos da secretaria mostraram o mapa atual do distrito e uma proposta preliminar de zoneamento para expansão da área urbana. O crescimento acelerado da vila é uma realidade e evitar que ocorra de forma desordenada está entre as maiores preocupações dos moradores. Diversas visitas técnicas já foram feitas para avaliar como essa expansão deverá ocorrer e o tema, que não estava contemplado no Plano Diretor, receberá agora um capítulo específico após a revisão do documento.
Publicidade
Segundo o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, a revisão do Plano Diretor vai influenciar, pelos próximos 30 anos, o desenvolvimento urbano da sede e dos distritos “Vamos lembrar do dia de hoje por muito tempo. Só o planejamento minimiza os efeitos da expansão urbana e faz com que tenhamos mais qualidade de vida, por isso é importante que todos participem”, disse.
Mesmo quem não esteve na audiência, durante todo o mês de agosto poderá participar do processo. No Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na subprefeitura estão depositadas urnas para que as pessoas possam depositar suas sugestões. Elas podem responder os questionários que já estão à disposição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na subprefeitura. Nesses locais foram depositadas urnas e é possível votar nas principais demandas e apontar sugestões para melhorar o Plano Diretor. Porém quem preferir poderá participar do processo através da internet, pelo endereço www.santacruz.rs.gov.br/epd.
Ao final da votação terá início a etapa de análise e compilação das informações coletadas. Os resultados serão apresentados para a comunidade em uma nova rodada de audiências públicas e só após o plano será finalizado e encaminhado para votação na Câmara de Vereadores. A lei deverá ser sancionada em outubro.
Publicidade
As próximas audiências públicas serão realizadas nos dias 10 e 15 de agosto. A primeira, na próxima quarta-feira, às 18 horas, no bairro Esmeralda, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Já no dia 15, uma segunda-feira, o encontro acontece também às 18 horas, em Linha Santa Cruz, no Pavilhão da Comunidade Católica.
This website uses cookies.