A Administração Municipal de Venâncio Aires realizou na noite desta quarta-feira, 20, nas dependências da Sercsate, em Santa Tecla, audiência pública para alteração no Plano Diretor. Motivada por pedidos dos moradores residentes na rua Augusto de Moraes, popularmente conhecida como Corredor dos Gauer, objetivo da audiência foi debater um projeto alternativo para a pavimentação da via que liga os bairros Santa Tecla ao Bela Vista. Com mais de uma centena de moradores presentes, a maioria decidiu pela redução da via prevista no Plano Diretor de 21,6m para 11,6m.
Realizado pela Unisc entre 2012 e 2014, o Plano Diretor Municipal previa para o local um anel viário com faixa de tráfego, ciclovia, calçada e acostamento, resultando em uma via de 21,6 metros de largura. Com extensão de aproximadamente dois quilômetros e necessidade de desapropriações no trecho, o custo da pavimentação tornava-se muito alto, praticamente inviabilizando a obra.
Diante da expectativa de financiamento para a obra, a comunidade mobilizou-se para alteração do Plano Diretor. Após exposição dos secretários municipais do Planejamento, Celso Knies, e da Infraestrutura e Serviços Públicos, Deizimara Souza, duas propostas foram levadas ao grupo: via de 11,6m ou de 8,20m.
Publicidade
Com a explicação do grande tráfego de veículos e caminhões pesados, a comunidade entendeu ser a via de 11,6m a mais indicada para o local e votou por maioria nessa opção. Cada morador inscrito teve a oportunidade de manifestação por dois minutos. Dez representantes locais usaram o microfone para opinar sobre a obra que, além da pavimentação, exige complexo estudo de drenagem pluvial e tratamento do esgoto cloacal, especialmente diante do grande crescimento populacional da região. Após a audiência pública, a alteração será encaminhada para análise e votação da Câmara de Vereadores.
Em busca de novos recursos
Apesar de frustrados os valores de R$ 3 milhões, aprovados pelo BNDES, que serão utilizados no recapeamento asfáltico de ruas centrais danificadas, a Administração Municipal ressalta que não desistiu do projeto, e que entende ser ele prioritário para a região. Na manhã desta quinta-feira, 21, o prefeito Airton Artus esteve em audiência com a diretora do Badesul, Jeanette Lontra, para apresentar novo projeto de pavimentação do Corredor dos Gauer, já contando com alteração no Plano Diretor. A nova proposta está orçada em R$ 5 milhões.
Publicidade