Um aumento na incidência de crimes no Bairro Goiás, em Santa Cruz do Sul, mobilizará moradores para uma reunião com líderes municipais e chefes das forças de segurança. O encontro vai ocorrer na próxima terça-feira, 6, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. O pano de fundo do debate serão as ocorrências que chamaram a atenção nas últimas semanas.
Somente em julho foi registrada uma série de furtos e arrombamentos e até uma tentativa de estupro, esta no dia 15, na Rua Carlos Trein Filho, quase na esquina com a Fernando Abott, nas proximidades de uma escolinha. Outro caso que chamou a atenção aconteceu no dia 13 de julho, na Travessa Erico Verissimo. Por volta das 5h40 da madrugada, um homem chegou em uma residência com uma bicicleta e furtou uma caixa de som grande.
LEIA TAMBÉM: “Vamos sair do Bairro Goiás”, afirma líder das travestis em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Uma câmera de segurança flagrou quando ele levou o equipamento ao sair da propriedade. Já nos dias 16 e 18 de julho, houve dois arrombamentos em uma lavagem na esquina das ruas Fernando Abott e Olavo Bilac. Além de levar equipamentos, os ladrões consumiram alimentos e bebidas. Em ato de deboche, os criminosos ainda defecaram dentro do local e espalharam as fezes pela cozinha. O cheiro, quando os proprietários chegaram à lavanderia, beirava o insuportável. Muitos dos suprimentos precisaram ser jogados no lixo.
No último domingo, um ladrão foi flagrado dentro de uma residência da Rua Tabelião Rudi Neumann. Já nessa terça-feira, na mesma via, um morador viu quando criminosos tentavam forçar a porta de uma casa para entrar.
LEIA TAMBÉM: Maior parte da população prisional do Estado tem até 45 anos e não possui Ensino Médio completo
Publicidade
Conforme o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Goiás, Jeferson Peres, acontecem crimes praticamente todos os dias; no entanto, há subnotificação. Desacreditados de que algo será feito pela polícia na prática, muitos moradores sequer ocupam parte do seu tempo para ir até a delegacia denunciar os casos, ou mesmo acessar o site da delegacia online para registrar um boletim de ocorrência.
Sem contar que alguns casos, de pessoas que se sabe serem criminosos contumazes ou suspeitos passando nas proximidades das residências, sequer são considerados uma ocorrência pelas forças de segurança, embora causem intranquilidade nos moradores. Para Jeferson, se houvesse mais patrulhamento nas ruas do bairro, fatos como os registrados recentemente dificilmente aconteceriam.
Segundo ele, entre os líderes locais oficiados para comparecer na próxima terça-feira à Câmara estão a prefeita Helena Hermany; o secretário municipal de Segurança Pública, tenente José Joaquim Dias Barbosa; o comandante regional da Brigada Militar, coronel Giovani Paim Moresco; o delegado regional Luciano Menezes e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), Gualter Baptista Junior.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.