Saúde e Bem-estar

Moradores do Bairro Country são vacinados no Ônibus da Saúde

Com o objetivo de garantir que toda a população tenha acesso a vacinas, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no fim de semana uma nova ação para atingir moradores de localidades mais distantes das unidades de atendimento. O chamado Ônibus da Saúde será levado para esses pontos e lá as pessoas poderão completar a caderneta de vacinação.

No sábado, a iniciativa da Saúde teve início no Bairro Country. O veículo, equipado com o material para imunizar a população, foi posicionado ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Leopoldina, na Rua Walter David. Das 9 horas às 13 horas, adultos e também crianças acompanhadas dos pais foram ao local para receber vacinas contra a Covid-19, HPV, antitetânica e ainda a chamada tríplice bacteriana (DTP), contra tétano, difteria e coqueluche.

LEIA TAMBÉM: Veja as unidades que atenderão em horário estendido na segunda quinzena de novembro

Publicidade

Outros imunizantes de rotina foram oferecidos pelos profissionais. Nas quatro horas em que o serviço funcionou no local, 20 pessoas se vacinaram, entre adultos e crianças. Para Vanderlei Rafael Martins, de 30 anos, morador do bairro, a oportunidade serviu para fazer a primeira vacina contra a Covid-19 no filho Bernardo Klafke Melo, de 7 anos.

“Há uns dois meses fomos no Posto Central e fizemos todas as que faltavam, mas a da Covid ele não pôde, por estar com coriza. Aí fiquei sabendo pela Rádio Gazeta que teria essa ação e me organizei para trazer ele”, disse o santa-cruzense, que trabalha em uma distribuidora de bebidas. O jovem, fã do Batman e estudante do 1º ano da Emef Frederico Assmann, no bairro vizinho, o Belvedere, não titubeou quando perguntado se doeu para fazer a vacina. “Nada. Foi bem tranquilo.”

Avô leva o judoca Nicolas

Acostumado aos treinos de judô, o jovem Nicolas Rehbein Figueiró Lopes, de 11 anos, foi levado ao Ônibus da Saúde pela avó Idioni Rehbein, de 65. Ela ficou sabendo que o ponto de imunização itinerante estaria no bairro, junto ao colégio em que o neto estuda. “Escuto sempre a Rádio Gazeta e na sexta ouvi que haveria essa ação por aqui. Como moramos pertinho, resolvi trazer ele para fazer a vacina do HPV”, disse ela, referindo-se ao imunizante que age no organismo contra o chamado papilomavírus humano.

Publicidade

Nicolas foi imunizado contra o HPV | Foto: Alencar da Rosa

Essa vacina protege contra uma doença que pode evoluir para vários tipos de câncer. Idioni conta que levar o neto para vacinar é uma prática que vem desde quando era moradora no interior de Candelária. “Naquela época, eu ouvia que tinha uma campanha e levava minhas filhas para vacinar, muitas vezes com chuva. Agora, chegou a vez de levar meu neto”, complementou a aposentada.

LEIA TAMBÉM: RS confirma primeiro caso da subvariante da ômicron BQ.1

Vacinado, o judoca, que está na faixa cinza de ponta azul, está pronto para entrar em ação. “Já participei de competições aqui e agora vou lutar em Santa Catarina”, disse o jovem, aluno da Emef Dona Leopoldina e participante do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Brigada Militar. A Prefeitura deve divulgar nos próximos dias o próximo local que vai ser contemplado com a iniciativa da área da saúde. Para receber a imunização, é necessário apresentar a carteira de vacinação.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.