Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Moradores do Bairro Bom Jesus cobram intervenção na obra da ETA da Corsan

Moradores do Bom Jesus cobram intervenção na obra da ETA da Corsan

Os moradores do Bairro Bom Jesus cobraram providências do município de Santa Cruz do Sul e da Aegea/Corsan, nas obras realizadas pela empresa na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na comunidade. A cobrança foi feita em audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul nesta quinta-feira, 29, no Plenário Nilton Garibaldi. A autoria foi conjunta, da Comissão de Obras e Serviços Públicos, e conduzida pelo vereador Leonel Garibaldi (Novo), e ainda com a participação do vereador Professor Cléber Pereira (União Brasil).

Foram dois assuntos em voga. A Comissão de Obras e Serviços Públicos, por intermédio do presidente Leonel Garibaldi, vai debater as obras da nova ETA, que está sendo construída no Bairro Bom Jesus, e que estão impactando os moradores das redondezas. Já o vereador Professor Cleber quer discutir o cálculo da tarifa cobrada pelo consumo de água.

Participaram o superintendente Regional da Corsan, João Batista Corin; o secretário Municipal dos Transportes e Mobilidade Urbana, de Santa Cruz do Sul, José Joaquim Dias Barbosa; a secretária do Meio Ambiente, Simone Schneider;  o promotor de Defesa Comunitária de Santa Cruz do Sul, Érico Barin; o representante da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, Claiton Luiz Colling; e o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst), Astor José Grüner.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Obra de nova rede de esgoto em Santa Cruz já tem 1,2 quilômetros concluídos

Os moradores cobraram da Aegea/Corsan ressarcimento pelos problemas causados nas suas residências, bem como com o impacto do forte trânsito de veículos e máquinas pelas ruas no entorno da obra. Muitas casas sofrem com rachaduras e algumas estão sendo impactadas por terra que está escorrendo da obra – inclusive um muro de entorno não resistiu ao deslizamento de terra.

Segundo eles, as ruas também foram seriamente danificadas com a circulação dos veículos. Inclusive, a movimentação interferiu no dia-a-dia das crianças, que não tem mais segurança para brincar nas ruas, além de ser um risco para os moradores circularem, devido aos buracos nas calçadas e nas vias de entorno.

Publicidade

O promotor Erico Fernando Barin destacou que pretende reunir material – como vídeos gravados pelos moradores e fotografias -, além de ter acesso aos laudos para ver quais medidas serão tomadas para defender a população. Barin disse que existe a possibilidade do Ministério Público (MP) intervir pedindo a paralisação temporária da obra até que sejam adotadas medidas em prol dos moradores dos entornos.

LEIA TAMBÉM: Corsan projeta chegar a 2028 com 60% do esgoto tratado em Santa Cruz

O superintendente Regional da Corsan, João Batista Corin, destacou que a obra de construção da ETA no Bairro Bom Jesus está 80% concluída e que a empresa está conversando com os moradores da redondeza sobre o impacto da obra na vizinhança. “Eventuais problemas estão sendo conversados com a comunidade e iremos verificar o que poderá ser feito para minimizar”, destacou.

Publicidade

A secretária de Meio Ambiente, Simone Schneider, e o presidente da Agência Reguladora de Santa Cruz do Sul (Agerst), Astor Grüner, fizeram uma alteração na agenda da reunião com a Corsan nesta sexta-feira, 30, e colocaram a questão dos impactos da construção da ETA como prioridade.

O vereador Leonel Garibaldi destacou que  reunião foi bastante propositiva, em especial, porque houveram encaminhamentos tanto por parte do Ministério Público, como da Agerst e da Prefeitura. “A Corsan também demonstrou abertura para o diálogo com a comunidade, a fim de encontrar uma solução”, destacou. Em relação à questão das diferenças nas cobranças das taxas de água e esgoto, a população deve procurar a própria empresa, bem como a Agerst e o Ministério Público, caso se sinta lesada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile