A situação da Travessa Professor Antonio Balthazar Englert virou motivo de queixas entre a comunidade do Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul. Tudo porque, nos últimos tempos, o asfalto que cobria o trecho deu lugar a terra e pedras. Com isso, o trânsito virou um desafio, tanto para pedestres quanto para veículos.
Reparos chegaram a ser feitos, mas não foram suficientes para solucionar o problema, que seria decorrente da movimentação de caminhões e máquinas usadas na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Os transtornos começaram a aparecer em dezembro de 2021, segundo moradores.
LEIA TAMBÉM: Corsan inicia substituição de hidrômetros na próxima semana em Santa Cruz
Publicidade
Vivendo na região há 12 anos, Tatiane Ferreira Martins, de 44, diz que as condições do trecho eram boas. “Essa rua era asfaltada; hoje está tudo quebrado. Isso começou depois da passagem de caminhões pesados aqui, por causa da obra da estação de tratamento”, lamenta.
Ainda de acordo com ela, o cenário se agrava em dias de chuva. “Não tem mais condições de continuar assim. Eles [Corsan] arrumam com brita e terra, mas depois de uma chuva forte volta a ser como era, com valetas e buracos enormes.” Na tarde dessa sexta-feira, 5, operários estavam com máquinas no local, realizando reparos pontuais.
LEIA TAMBÉM: Engenheiro assume o comando da Corsan em Santa Cruz
Publicidade
O líder comunitário Clairton Ferreira, conhecido como Tim, e o vizinho Jadir Martins também demonstram preocupação. “Precisamos ter condições para passar com os carros, pois taxistas e motoristas de aplicativo não querem vir aqui e tem gente que precisa do serviço”, afirma Tim.
Quem também se queixa é Josiane Ferreira Gomes, de 34 anos. Ela mora na Rua Montevidéu e precisa passar diariamente pela Antonio Balthazar Englert. “Eu moro há oito anos aqui. Depois que foi feita a troca de canos e com o início das obras, a rua ficou muito danificada.” Ela ressalta que já foram solicitadas com a Prefeitura melhorias para o local. “Não tivemos retorno definitivo.”
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul arrecada R$ 1,75 bilhão com pagamento antecipado do IPVA
Publicidade
Além da via intransitável para os carros, os pedestres também convivem com perigos. Josiane conta que torceu o pé ao pisar em uma pedra solta. “Tive que passar o Ano-Novo me recuperando”, lamenta.
Nova pavimentação deve ser concluída ainda neste mês
Por meio de nota, a Corsan informou que após a instalação das redes de canalização da estação de tratamento, ocorreram chuvas que danificaram as estruturas da rua. Ainda conforme o texto, os reparos estão sendo feitos, e a previsão é de que até o final deste mês as repavimentações estejam concluídas.
A Companhia destaca ainda que “reforça o seu comprometimento com a qualidade e a segurança do ambiente urbano, durante e após a conclusão das obras que realiza para melhorias no abastecimento de água”.
LEIA TAMBÉM: Usuários pedem melhorias para o Estádio Municipal no Parque da Oktoberfest
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da assessoria de imprensa, informou que realizou trabalhos de manutenção no local nessa sexta-feira, junto com a Corsan. A nova pavimentação da rua também é prevista.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade