As obras de infraestrutura na entrada do Loteamento Santa Vitória, no Bairro Linha Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, têm causado transtornos aos moradores das cerca de 120 residências no local. Conforme um deles, Fernando Vieira, os problemas começaram após a abertura no pavimento para a tubulação de água e esgoto na Rua Leopoldo Paulo Seidel. Vieira esclareceu que valas foram abertas na rua e fechadas apenas com argila e areia.
No entanto, o alto fluxo de caminhões de materiais de construção, os veículos dos próprios moradores e a inclinação da via fizeram com que essas valas ficassem cada vez mais profundas. Em dias de chuva, o problema aumenta com o lamaçal que se forma em decorrência da argila. O perigo se estende também aos pedestres, pois o acúmulo de lama impede o uso do acostamento.
LEIA TAMBÉM: Moradores reclamam de ligação provisória entre o Viver Bem e o Santa Vitória
Publicidade
“Entrei em contato com a Prefeitura e fui informado todas as vezes que o setor responsável entrará em contato com o dono do empreendimento para solicitar os reparos. Porém, nada de efetivo é feito”, disse Vieira. Os moradores ainda solicitaram à Prefeitura a construção de um canteiro de acesso ao loteamento para tornar a conversão mais segura.
Quem vem no sentido Centro-Linha Santa Cruz precisa parar no acostamento, à direita, para converter ao loteamento, à esquerda, enfrentando fluxo intenso de veículos. Muitos condutores acabam parando no meio da via para facilitar o acesso, o que atrapalha o trânsito e causa riscos.
LEIA MAIS: Chuva causa transtornos para moradores no Bairro Santa Vitória
Publicidade
Morador do loteamento há 12 anos, Efrem de Souza Nunes disse que a situação está dessa forma há cerca de seis meses. “Queríamos que pelo menos voltasse a ser como antes. Nós não estamos pedindo para que asfaltem, nós só queremos que consertem o que foi estragado.”
De acordo com a secretária municipal de Obras, Diani Rizzetti Sopelsa, uma reunião com o loteador da área ocorreu nessa quinta-feira. “Cobramos alguns ajustes que são de responsabilidade do loteador. Agora a Prefeitura vai averiguar o que pode fazer para melhorar o acesso e atender às reclamações dos moradores.”
LEIA TAMBÉM: Começa a construção de ponte no loteamento Santa Maria I
Publicidade