Regional

Moradores de Santa Cruz  completam 100 anos de vida

“A vida é cheia de altos e baixos. Quando está boa, temos que aproveitar. Quando está ruim, temos que aguentar. Precisamos nos adaptar ao que Deus nos manda. Não podemos fraquejar.” É assim que Carlos Henrique Zubaran resume a principal lição adquirida ao longo dos 100 anos de vida, idade que completou no último sábado, 15. Acomodado numa das poltronas da sala de sua casa, no Bairro Higienópolis, ele aproveita a nova fase da vida entre leituras, memórias e visitas de amigos e familiares.

O afilhado Gilmar Oliveira da Silva, por exemplo, tem agenda semanal confirmada para visitar o padrinho. “A memória dele é melhor que a minha. Quando quero recordar algo do passado, eu venho aqui”, brinca. Viúvo duas vezes, Zubaran é pai de cinco filhos – quatro mulheres e um homem –, avô de oito netos e bisavô de dois bisnetos.

LEIA TAMBÉM: Lisaruth Open Mall: um novo conceito em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Nasceu em Rosário do Sul, mas vive em solo santa-cruzense desde 1948, época em que trabalhou na construção da hidráulica local. Mais tarde, passou a integrar o quadro de funcionários dos Serviços Industriais do Estado, hoje Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Na instituição exerceu as funções de escriturário e de gerente, cargo que ocupou por mais de 30 anos.

Pela atuação em diferentes frentes, recebeu o título de Cidadão Santa-cruzense em 1999. Leitor assíduo da Gazeta, relembra a amizade que tinha com o fundador do jornal, o jornalista Francisco José Frantz. “Eu era muito amigo dele.” Para celebrar o aniversário, a comemoração ocorreu com almoço em família, no sábado, no Antigo Bistrô.

OPINIÃO: Otto Tesche: “A ilha do Daer no Centro”

Publicidade

Festa com muita disposição, alegria e gratidão

No pátio da casa onde reside com a filha Maria Natalina Vicente, Januário de Oliveira Vicente era só alegria no dia do aniversário. “Estou muito feliz, muito contente. Sinto-me abençoado, faceiro. Não me falta nada. E se for para passear, comer e beber, eu sempre tenho disposição”, dizia o centenário, aos risos, durante visita da Gazeta

Aquela segunda-feira, 10 de julho, foi ainda mais especial pela homenagem preparada pelo 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). Uma delas, inclusive, em forma de presente: uma farda completa, com o nome bordado. Um mimo como forma de relembrar o período de 1943 a 1945, quando o então soldado serviu no Exército. Além disso, ele visitou as instalações do quartel, conheceu a parte interna de um blindado e ouviu a banda entoar o Parabéns a você.


No dia do seu aniversário, Januário de Oliveira Vicente foi homenageado pelo 7o BIB | Foto: Acervo Pessoal

LEIA TAMBÉM: Vale-feira mais que duplica valor das vendas em feiras rurais de Santa Cruz

Publicidade

Nascido no interior de Sinimbu, na localidade de Paredão, Januário trabalhou boa parte da vida como pedreiro, profissão na qual se aposentou. Pai de seis filhos – dois deles falecidos –, diz que já perdeu as contas do número de netos e bisnetos. Quem ajuda a lembrar é a família: tem 33 netos, 19 bisnetos e quatro tataranetos.

Para celebrar a data, a comemoração ocorreu no último sábado, durante o dia, na sede da Xalingo. Nessa terça-feira, 18, Januário recebeu moção de congratulação na Câmara de Vereadores de Santa Cruz  do Sul, apresentada pelo vereador Professor Cleber (União Brasil). “Nesse mundo ‘véio’, muita coisa acontece. Passa o bom e o ruim. Mas nunca me esqueço de Deus”, acrescenta Januário.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.