Após o temporal de granizo que atingiu a cidade de Rio Pardo na última segunda-feira, os moradores estão correndo contra o tempo para consertar todos os estragos. Com a grande busca por telhas, lonas e mantas asfálticas, a maior parte das lojas de materiais de construção da cidade está com seus estoques esgotados e com pedidos para os próximos dias.
Minutos após a ocorrência do forte temporal, a loja Maderosa recebeu ligações de diversos clientes em situação de emergência, segundo a coordenadora de Marketing da empresa, Mel Rosa. “Fechamos a loja normalmente às 18 horas, mas logo em seguida retornamos ao trabalho, pois havia muitas pessoas precisando de lonas. No dia seguinte, quando chegamos, já havia fila de clientes na porta. A busca principal foi pelas telhas”, conta.
LEIA MAIS: Moradores contabilizam estragos do granizo em Rio Pardo
Publicidade
De acordo com Fátima dos Santos, funcionária da Materiais de Construção Santa Teresinha, as pessoas que procuravam pelos produtos estavam desesperadas. “Ninguém estava esperando por isso, então tinha pouca coisa em estoque. Tudo o que tínhamos saiu na primeira hora da manhã do outro dia [terça-feira]”, relata. Após o ocorrido, a empresa agora está montando os pedidos para os clientes e esperando as entregas nos próximos dias. “Estamos trabalhando direto”, afirma.
As lojas Quero-Quero estenderam o horário de funcionamento até as 22 horas na segunda-feira. “Nesse dia, conseguimos atender grande parte da população. Foram 2 mil telhas vendidas, aproximadamente”, relembra Maxiandro Martins, gerente da empresa.
Ainda de acordo com Martins, o fluxo de pessoas diminuiu nos últimos dias, e a loja se encontra hoje com material para pronta entrega.
Publicidade
LEIA MAIS: Rio Pardo decreta situação de emergência em função do granizo; saiba como ajudar
Mobilização
Depois do temporal, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Rio Pardo distribuíram lonas para as famílias que tiveram suas residências perfuradas pelo granizo. Cerca de 2,5 mil pessoas receberam um pedaço do material, segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Pardo, Robson Lemes. “Após as entregas, começamos a fazer visitas nas casas, para saber se as pessoas estavam realmente precisando. Estimamos que em torno de 3 mil famílias estejam com as casas em estado de vulnerabilidade”, ressaltou.
Nessa quinta-feira, 18, à tarde, a Prefeitura de Rio Pardo fez a compra de 10 mil telhas de 4 milímetros para distribuir aos moradores que necessitam. Segundo Lemes, a distribuição será realizada a partir de cadastro prévio na Assistência Social do município. “Os cadastros estão sendo feitos há dois dias, e já estamos com 2 mil pessoas cadastradas. No momento, estamos fazendo a descarga delas, e a previsão é de que no final de semana faremos a entrega para as famílias”, prevê.
Publicidade
No total, 150 rolos de lona já foram distribuídos por duas equipes do Corpo de Bombeiros. Contudo, o coordenador faz um apelo às pessoas que receberam o material e estão guardando para usar em um possível estrago de seus telhados e casas. “Peço para quem não esteja utilizando sua lona que traga de volta à Defesa Civil. Há pessoas que necessitam, que estão com suas casas destelhadas, e nós não temos mais para doar. Acabou o estoque”, pediu.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade