Categories: Regional

Moradores de quilombo vão criar horta comunitária em Vale Verde

Os moradores do Quilombo Santos Rocha, na localidade de Buraco Fundo, no interior de Vale Verde, implantarão uma horta comunitária que beneficiará mais de 20 famílias. A ação irá ocorrer com o apoio financeiro do Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (Piaps), destinado à qualificação da atenção à saúde da população quilombola. A decisão ocorreu durante encontro na terça-feira, 5, com a participação do prefeito Carlos Gustavo Schuch, junto de outros membros da Administração e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Cruz do Sul, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Adélia Figueiredo de Menezes.

O valor mensal do incentivo é de R$ 1.700,00 para investimento em ações voltadas à redução das desigualdades de acesso e promoção da equidade em saúde. Os participantes do encontro de terça-feira, 5, chegaram a um consenso de que a verba será acumulada no período de 12 meses para subsidiar o plano de aplicação dos recursos, somando assim um valor considerável para execução da atividade prevista.

A aplicação dos recursos irá ocorrer no planejamento, plantio e cuidado de uma horta comunitária. “Já colocamos a Prefeitura à disposição no que for possível, pois é algo que fará a diferença para mais de 60 pessoas, tanto na renda quanto na própria alimentação saudável e saúde dos quilombolas”, destacou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Publicidade

Conforme a presidente do Quilombo Santos Rocha, Luzia Severo Rodrigues, os repasses irão proporcionar melhorias para os moradores. “Principalmente, isso vai facilitar a diversificação das propriedades, pois é importante para nós termos uma opção diferente de renda”, explicou.

LEIA MAIS SOBRE REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber