Os moradores do Quilombo Santos Rocha, na localidade de Buraco Fundo, no interior de Vale Verde, implantarão uma horta comunitária que beneficiará mais de 20 famílias. A ação irá ocorrer com o apoio financeiro do Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (Piaps), destinado à qualificação da atenção à saúde da população quilombola. A decisão ocorreu durante encontro na terça-feira, 5, com a participação do prefeito Carlos Gustavo Schuch, junto de outros membros da Administração e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Cruz do Sul, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Adélia Figueiredo de Menezes.
O valor mensal do incentivo é de R$ 1.700,00 para investimento em ações voltadas à redução das desigualdades de acesso e promoção da equidade em saúde. Os participantes do encontro de terça-feira, 5, chegaram a um consenso de que a verba será acumulada no período de 12 meses para subsidiar o plano de aplicação dos recursos, somando assim um valor considerável para execução da atividade prevista.
A aplicação dos recursos irá ocorrer no planejamento, plantio e cuidado de uma horta comunitária. “Já colocamos a Prefeitura à disposição no que for possível, pois é algo que fará a diferença para mais de 60 pessoas, tanto na renda quanto na própria alimentação saudável e saúde dos quilombolas”, destacou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.
Publicidade
Conforme a presidente do Quilombo Santos Rocha, Luzia Severo Rodrigues, os repasses irão proporcionar melhorias para os moradores. “Principalmente, isso vai facilitar a diversificação das propriedades, pois é importante para nós termos uma opção diferente de renda”, explicou.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade