O agricultor Clóvis Erdmann saiu de casa para trabalhar na feira rural do Bairro Arroio Grande na manhã desta terça-feira, 25, sem saber se iria ter luz quando voltasse. Após o vendaval que atingiu o município no último domingo, 23, os moradores da zona rural de Linha João Alves ficaram três dias sem energia elétrica.
O feirante disse que tentou entrar em contato com a RGE Sul, ainda no domingo – logo após a queda de luz – mas o telefone 0800 só dava sinal de ocupado. Na segunda-feira, 24, Clóvis foi até o escritório da RGE e a empresa prometeu que em até quatro horas a energia seria restabelecida. Entretanto, segundo ele, apenas na tarde desta terça uma equipe se mobilizou para realizar os reparos.
Segundo Clóvis, se a energia não voltasse logo, o alimento da família iria apodrecer. “A gente tem crianças pequenas e quando a luz falta traz um transtorno muito grande”, afirmou. Segundo ele, nenhum poste de luz caiu. Uma equipe da RGE realizou os reparos na tarde desta terça-feira e a energia elétrica foi restabelecida por volta das 17h30.
Publicidade
LEIA MAIS: Defesa Civil mantém estado de alerta em Santa Cruz do Sul
Em uma nota enviada à Gazeta do Sul, a RGE Sul disse que a distribuidora passou por três temporais consecutivos em sua área de concessão, e que desde a madrugada de domingo está trabalhando com todo o efetivo de técnicos eletricistas. Agora a empresa está agindo nos casos pontuais de falta de energia para restabelecer o fornecimento a todos os clientes atingidos.
A distribuidora afirmou priorizar os casos relacionados à saúde e segurança pública. Também ressaltou que a normalização possui uma lógica sistêmica, ou seja, como a rede é composta por circuitos que abastecem os bairros, segue delimitações técnicas e não os limites geográficos. Dessa forma, pode ocorrer de uma rua de determinada área já estar com a luz normalizada e outra, na mesma quadra, ainda não estar com o serviço restabelecido.
Publicidade
This website uses cookies.