A interminável recuperação da RSC-481, entre Novo Cabrais e Cerro Branco, ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira, 22. As máquinas da empresa Giovanella, responsável pelas obras no trecho de doze quilômtros, foram impedidas de deixar o local após uma mobilização da comunidade, que teme por uma nova paralisação dos trabalhos.
Uma equipe da construtora se deslocou até Cerro Branco na última segunda-feira, 19, para dar andamento aos trabalhos na rodovia. Contudo, ao meio dia desta quinta, os funcionários decidiram desfazer o acampamento montado no local e seguiriam para Soledade, onde atuariam em outra obra. Indignados, moradores decidiram utilizar veículos e tratores para bloquear o trecho.
A decisão de impedir a saída das máquinas foi tomada após um morador conversar com um funcionário da empresa. Ele afirmou que ainda não há autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para retomada das obras e irão esperar orientações da Giovanella
Publicidade
Prefeitura apoia mobilização da comunidade
Imediatamente após a mobilização comunitária, o prefeito de Cerro Branco, Jorge Hoffmann, demonstrou apoio ao bloqueio da rodovia. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o Executivo garantiu que irá ficar de prontidão durante dois dias para impedir a saída das máquinas do trecho.
Já o vereador Bruno Radtke (PDT) informou que uma comitiva do município irá ao Daer nesta sexta-feira, 23, para pedir a continuidade das obras na RSC-481.*
Publicidade
(*) Com informações do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul