Moradores da Travessa Bohnen, Distrito de Rio Pardinho, procuraram o Ministério Público após três semanas sem energia elétrica, pois o fornecimento foi interrompido no final de abril. Segundo eles, a rede que abastece a localidade foi danificada após um deslizamento de terra que interditou a estrada e derrubou postes. Com isso, parte daquela região, onde moram cerca de 20 famílias, segue sem luz.
LEIA TAMBÉM: Situação da RSC-153 provoca indignação de motoristas
O produtor de leite André Albert Staub, 50 anos, conta que ele e os vizinhos dependem dos geradores a diesel. Diariamente, são utilizados pelo menos cinco litros de combustível para manter o equipamento ligado. A alternativa evitou que eles tivessem prejuízo na produção. No entanto, a rotina tem afetado as famílias, que possuem crianças, idosos e pessoas com deficiência. “Quando anoitece, ficamos no escuro total”, afirmou Staub, que visitou a Gazeta do Sul na tarde dessa segunda-feira, 20. Ele estava acompanhado do vizinho Francisco Roque Back, de 63 anos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Reconstrução total, liberação parcial e novas pontes: os planos da Rota de Santa Maria para a RSC-287
Para os dois, a falta de uma previsão de reabastecimento preocupa. “O gerador precisa ser uma alternativa temporária, e não para ficar usando tanto tempo. Só queremos voltar à normalidade”, afirmou Back.
A Gazeta entrou em contato com a Rio Grande Energia (RGE). A empresa afirmou que, nessa localidade, há dificuldades para manutenção devido ao bloqueio na estrada. Assim que o acesso for liberado, os reparos deverão ser feitos, informou a concessionária.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade