Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IMPASSE

Moradores da Travessa Bohnem protestam em frente à RGE após mais de um mês sem luz

Moradores da Travessa Bohnem protestam em frente à RGE

Moradores levaram cartazes para protesto em frente à agência da RGE em Santa Cruz do Sul

Moradores da região da Travessa Bohnem, no distrito de Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, estão desde o dia 26 de abril sem luz em suas residências. Após mais de um mês sem a volta da energia elétrica, nesta terça-feira, 28, a comunidade se mobilizou para um protesto em frente à sede da RGE, empresa responsável pelo fornecimento, em Santa Cruz do Sul.

Conforme um morador da localidade, André Staub, são mais de 20 famílias, um total de 56 pessoas, incluindo idosos acamados, que estão sendo afetadas. “Temos que ir dormir assim que escurece, os bichos estão fugindo pois não tem cerca elétrica”, relata.

LEIA TAMBÉM: Ministro da Agricultura realiza entrega de máquinas em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Ele ressalta que os problemas se refletem também na agricultura e na pecuária, fonte de sustento de boa parte das famílias da região. Na produção de leite, boa parte está indo fora, pois não é possível ligar o resfriador. Além disso, estão perdendo a pastagem que seria para os meses seguintes, visto que os animais estão fugindo e invadindo a área.

Além disso, os moradores da localidade estão precisando tomar a água que cai das calhas dos telhados, visto que não conseguem encher as caixas d’água. Segundo André, a RGE alega que não tem acesso para arrumar o problema na Travessa Bohnem, visto que houve um desmoronamento na estrada. “Mas já poderiam ter resolvido puxando a luz de Boa Vista, se quisessem resolver”, pontua.

LEIA TAMBÉM: Moradores fazem protesto na Prefeitura de Candelária

Publicidade

Uma vistoria da equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura na última semana atestou que houve um deslizamento de encosta na parte alta da Travessa Bohnem. A situação causou prejuízos como a queda de postes de energia elétrica e o bloqueio da estrada principal. Em relação ao acesso, o geólogo da secretaria, Edgar Amaral dos Santos, afirmou à Gazeta do Sul que são necessários “dias ensolarados e secos para avaliar se é possível colocar máquinas e trabalhadores, já que ainda há riscos”.

Os moradores da localidade também acionaram o Ministério Público (MP) na última semana em busca de uma solução para o problema. O promotor de Defesa Comunitária em Santa Cruz do Sul, Érico Barin, informou que fez contato com o representante regional da RGE Energia, Eduardo Doring, sobre a situação dos moradores. Segundo ele, as circunstâncias do problema foram reportadas pela empresa, como a dificuldade de acesso das equipes para instalar a rede novamente, risco de deslizamentos, inundações e destruição de parte da estrada local. “A RGE está estudando alternativas para fazer a religação, inclusive tentando a instalação de poste dentro da área particular”, alegou à Gazeta do Sul na época.

LEIA MAIS: Deslizamentos de solo bloqueiam acessos e danificam casas no interior de Santa Cruz

Publicidade

O que diz a RGE

Por meio da assessoria de imprensa, a RGE informou que a demora no restabelecimento da energia elétrica na Travessa Bohnem se deve à dificuldade de acesso. “A região está com os acessos comprometidos, impedindo a chegada de caminhões para efetuar os reparos na rede. A empresa está em permanente contato com a prefeitura de Santa Cruz do Sul para viabilizar um acesso alternativo e também estudar um novo traçado para a rede, uma vez que a atual não tem mais condições de segurança. Tão logo isso seja resolvido, a RGE providenciará os consertos e o restabelecimento da energia aos clientes”, afirmou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile