Categories: Regional

Moradores convivem com cheiro de lixo em Santa Cruz

Moradores do Bairro Bom Jesus convivem com um depósito de lixo irregular há pelo menos cinco anos, na esquina da Rua Amazonas com o Beco do Caqui. A dona de casa Ilda Ortiz, 75 anos, afirma que a Prefeitura já efetuou a limpeza em diversas ocasiões, mas a montanha de resíduos volta a se formar logo em seguida.

Nesta semana, o lixo foi queimado e liberou uma fumaça escura. Ilda, que sofre de enfisema pulmonar, não conseguiu dormir. “A fumaça entra pelas frestas da janela. Fico até com medo de morrer intoxicada enquanto estou dormindo”, relata.

A auxiliar de confeitaria Alexandra dos Santos, de 40 anos, mora na Rua Padre Luiz Mueller. Apesar de a casa ser mais distante, ela também sente os efeitos. “O cheiro é muito forte, principalmente nos dias quentes. Tenho asma e bronquite. É um incômodo para toda a vizinhança.”

Publicidade

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, explica que a secretaria monitora os locais geralmente usados para descarte irregular. Quando um ponto é identificado, uma equipe faz a limpeza. “Tentamos detectar para punir. É um crime ambiental. A comunidade pode nos ajudar, denunciando.”

LEIA MAIS: 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.