Santa Cruz do Sul

Moradores buscam alternativas para abastecimento de água em Santa Cruz do Sul

A água de Santa Cruz do Sul vem apresentando odor, gosto e aparência anormais desde o início do mês. Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a alteração é consequência de uma proliferação de algas no Lago Prefeito Telmo Kirst, local onde é captada.

A Corsan diz que a água não apresenta riscos para a saúde. Porém, o mal gosto e cheiro fez com que muitos moradores buscassem fontes alternativas de abastecimento. Nos supermercados, a venda de água mineral subiu segundo relatos de consumidores, que precisaram investir no líquido para tarefa diárias.

LEIA TAMBÉM: Corsan vai aumentar dosagem de carvão ativado no ponto de captação da água

Publicidade

No Bairro Menino Deus, moradores fazem filas para coletar água de uma fonte particular próximo à Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich. No local, foi possível visualizar carros com pessoas carregando garrafas pet e galões para aumentar o armazenamento do líquido. Porém, a Prefeitura recomenda que as pessoas não consumam a água dessa fonte, pois foi notada a presença de coliformes fecais (bactérias presentes no intestino).

Nos últimos dias, foi verificada uma maior demanda por atendimentos a pacientes com queixas como vômito, diarreia e desconforto gastrointestinal. Isso ocorreu em todas as unidades básicas de saúde e em todos os plantões (UPA Esmeralda, UPA Central, Hospitalzinho e PA do Hospital Santa Cruz). Ainda não há como dizer as causas diretas dos quadros.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.