Moradores da localidade de Pinhal Trombudo bloquearam, na tarde dessa sexta-feira, 1º, um dos principais acessos entre o Centro de Vale do Sol e a RSC–287 para manifestar a sua indignação com a RGE diante da falta de energia elétrica desde quinta-feira, 31. O protesto começou às 15 horas e durou até por volta das 17 horas. Até o fim da tarde o fornecimento de luz ainda não tinha sido restabelecido.
A comunidade já havia ficado no mês de janeiro sem o serviço por quatro dias. O presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Vanderlei Airton Martin, ressalta que o descaso da empresa causa grande transtorno para a população. Lembra que as reclamações já existem há muito tempo e poucas melhorias foram executadas efetivamente. Observa que a distribuidora não deu qualquer previsão sobre a normalização da situação.
A localidade de Rio Pardense também estava nesta sexta-feira sem energia elétrica desde o dia anterior. O problema afeta a qualidade de vida das pessoas, que não conseguem trabalhar na secagem do tabaco e ainda têm vários prejuízos com os alimentos, que adescongelam e estragam, entre outros problemas. A mesma reclamação e prejuízos existem em vários outros pontos do município. A comunidade de Linha Boa Esperança, inclusive, fez uso da Tribuna Popular da Câmara no fim do ano passado para solicitar medidas para que o fornecimento de energia seja eficaz.
Publicidade
Na metade do mês de janeiro, a Câmara encaminhou uma moção de repúdio à RGE em razão das constantes carências no fornecimento de energia elétrica para a comunidade vale-solense. O documento relata que os problemas trazem prejuízos, tanto com relação aos alimentos, os quais necessitam de refrigeração, quanto com a produção das propriedades, que dependem de motores elétricos para realizar determinadas atividades. Além disso, contribui para prejudicar serviços essências, como o abastecimento de água, que usualmente é obtido através de bombas que funcionam com energia elétrica, por se tratar de zona rural.
A Câmara de Vereadores também já promoveu uma audiência pública com a participação da comunidade e dos responsáveis pela empresa RGE para tratar do assunto. Porém, Vanderlei Airton Martin afirma que não foram percebidas as melhorias propostas na ocasião. Em nota, a RGE informou no fim da tarde que uma equipe estava em deslocamento para atender a localidade de Pinhal Trombudo.
Publicidade
This website uses cookies.