Santa Cruz do Sul

Morador vandaliza gerador utilizado para garantir abastecimento de água em ponto de Santa Cruz

Uma equipe da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) afirmou na manhã dessa quarta-feira, 8, durante uma reunião com representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que o abastecimento de água seria normalizado nesta quinta-feira, 9. No entanto, durante a tarde, a informação era de que o serviço já havia sido restabelecido. O encontro ocorreu na Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agerst).

Os participantes debateram os pontos desabastecidos na área urbana e quais as medidas adotadas. Conforme o gerente local da Corsan, Rafael Gonçalves, na madrugada dessa quarta-feira foi possível chegar à vazão normal, recuperando 100% do sistema. 

LEIA MAIS: Rompimento de rede deixa quatro pontos de Santa Cruz sem água

Publicidade

A informação serve de alento para a população que, em alguns bairros, chegou a ficar uma semana sem água. Em certos pontos da cidade tem sido percebida turbidez – coloração escura – devido à lama no Lago Prefeito Telmo Kirst. A Corsan atestou na reunião que a qualidade é garantida. “Chegamos na qualidade padrão da Corsan e atendendo a legislação”, frisou Gonçalves. Em bairros da parte alta de Santa Cruz, porém, pode haver demora na regularização, porque nessas regiões é necessário maior pressão nas redes.

A secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, frisou que a água é potável e a população deve sempre buscar as informações verdadeiras com os órgãos competentes. “As pessoas podem ficar tranquilas e usar a água para beber, pois o tratamento está sendo feito para garantir o consumo.”

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem 65% da chuva do ano nos últimos 12 dias

Publicidade

O caso do gerador danificado

Segundo a secretária Simone Schneider, locais que estavam sem energia elétrica receberam geradores para restabelecer o serviço nos reservatórios. A Corsan ainda instalou um equipamento em Linha João Alves para assegurar o abastecimento. Esse, no caso, foi o segundo equipamento. Conforme a Companhia, o primeiro foi vandalizado por um morador que alegou estar incomodado com o barulho da máquina. 

O presidente da Agerst, Astor José Grüner, ressaltou que a agência tem acompanhado a situação de falta de água desde a semana passada. Segundo ele, é preciso que a companhia melhore sua comunicação com a comunidade, informando sobre a qualidade da água e condições de fornecimento. Isso evitaria desinformações, deixando a população tranquila perante o momento crítico da região.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.