Um morador do Bairro Arroio Grande reclamou ao Portal Gaz, nesta quinta-feira, 18, do descaso com um terreno que fica ao lado da casa onde mora. De acordo com ele, há cerca de 11 meses, o mato tomou conta da área, localizada na Rua General Daltro Filho. Além disso, populares estariam depositando lixo e entulhos, o que estaria resultando no aparecimento de ratos na moradia vizinha.
“Já pedi para não colocarem lixo, mas não adianta. Entrei em contato com a Prefeitura, e ninguém faz nada”, relatou Ângelo Kersting. “Tenho medo pelas doenças que isso pode trazer”, acrescentou. A Secretaria Municipal de Comunicação informou nesta tarde que uma equipe da Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) deve ir ao local nesta sexta para verificar a irregularidade.
Deixar terrenos sujos e com mato pode resultar em multa para o proprietário. As denúncias devem ser feitas para a Ucefex, pelo telefone 3711-9404, e pelo WhatsApp (51) 98443-0312. Nos meses de janeiro e fevereiro, as reclamações aumentam em Santa Cruz.
Publicidade
Depois que os fiscais confirmam a situação irregular, o dono do imóvel é notificado e, a partir de então, ele tem dez dias para fazer a limpeza. Caso a determinação não seja cumprida, é aplicado um auto de infração. Segundo a Prefeitura, o valor da multa varia de acordo com o tamanho do terreno, sendo que o mínimo é R$ 286,86 e o máximo pode chegar a R$ 2.868,60.
Publicidade
Fotos: Ângelo Kersting