Categories: Regional

Morador do albergue passa em 3º lugar no concurso do IBGE

Um morador do Albergue Municipal de Santa Cruz do Sul está entre os aprovados no concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para atuar como recenseador no Censo Agropecuário 2017, que terá início em outubro deste ano. Joel Marques, 40 anos, conquistou o terceiro lugar na seleção para o trabalho temporário como recenseador. Para exercer essa função no município, se inscreveram 66 candidatos. Como estudou muito para a prova, ocorrida em julho, Joel já esperava conquistar uma das vagas, mas não imaginava que seria o terceiro colocado. O resultado foi divulgado na última sexta-feira.

Joel Marques vê na conquista a possibilidade de um recomeço para sua vida, para tentar adquirir uma moradia, pois “tudo começa pelo trabalho”. Sem ter onde morar, ele está ficando no albergue desde maio deste ano. “Eu tinha uma casinha na Travessa Daer, mas como é uma área de enchente, ela caiu e busquei ajuda no albergue”, explica. Além disso, está desempregado há mais de um ano. Seu último trabalho foi como eletricista. Marques tem ensino médio completo e também fez um curso de informática. 

Para preparar-se para o concurso,  contou com apoio da Secretaria de Políticas Públicas, por meio do Albergue Municipal e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Integrar) do Bairro Bom Jesus. Ele fez a inscrição utilizando computador do Cras e estudava neste centro e no  albergue. Para o estudo, usava a internet. “O pessoal desses dois órgãos me ajudou. Eu precisava de lugar para dormir e estudar. Sozinho, sem apoio, eu não conseguiria essa conquista”, ressaltou.  

Publicidade

Marques é natural de Canoas, porém reside em Santa Cruz do Sul há 30 anos, o que o faz já considerar-se um santa-cruzense. Entusiasmado com o resultado de sua busca por uma das vagas de trabalho temporário oferecidas pelo IBGE, ele já começou o treinamento individual para o serviço de recenseador acessando o material de estudo que está no site do instituto. No próximo dia 25, se inicia o treinamento na agência do IBGE, conforme ele. 

Para quem hoje está em situação difícil, Joel afirma que não se deve perder as esperanças. “Precisamos ter fé em Deus, acreditar em nós mesmos e saber que sempre existem pessoas com as quais se pode contar”, acrescenta.

Reinserção

Publicidade

A vitória de Joel Marques está registrada com destaque em uma faixa no pátio do albergue. O coordenador da entidade, Claudiomiro de Oliveira, relata que a equipe ficou contente com a aprovação de Marques.  Segundo Oliveira, o apoio dado ao aprovado se deve ao propósito da equipe do albergue de atuar pela reinserção dos moradores no mercado de trabalho. “O caso de Marques pode servir de exemplo a outros”, salienta.

O secretário municipal de Políticas Públicas, Edemilson Cunha Severo, observa que o objetivo do trabalho da pasta é “a transformação da vida das pessoas”. “E essa transformação só ocorre quando se tem uma equipe coesa e comprometida. É muito significativo e gratificante poder receber uma notícia como essa.” 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.