Regional

Morador de Santa Cruz tem ilustrações selecionadas para livro internacional

O artista Rafael Barletta, que mora em Santa Cruz do Sul, teve projeção internacional através de suas ilustrações. Ele produziu um compilado de peças artísticas sobre a aclamada série americana Breaking Bad. O criador e produtor da série, Vince Gilligan, fez curadoria pessoal e selecionou gravuras do mundo todo para criar o livro 99,1% Pure: Breaking Bad Art (Califórnia: Insight Editions, 2021. 232 páginas. R$ 143,20), e entre o material escolhido estava o de Barletta. As ilustrações, em estilo minimalista pop art, compõem a obra, que foi lançada em agosto de 2021, contando com a contribuição de mais de 150 artistas e 232 páginas.

LEIA TAMBÉM: Lições de um Crime? Outras traduções de títulos de séries que não deram certo

Rafael foi o único gaúcho selecionado para compor o livro, e está entre os nove brasileiros que fazem parte da produção literária. “Pra mim, foi uma ótima surpresa. Sempre fico feliz quando me contatam para trabalhos de ilustrações, mas, quando o contato é de algo que eu já conheço e aprecio, a satisfação é maior ainda.”

Publicidade

E esse não é o único trabalho do artista mundo afora. Anteriormente, a equipe da série Black Mirror, que é de produção da Netflix, contatou-o para utilizar suas ilustrações como pôsteres no escritório de produção. Além disso, Barletta trabalhou com ilustração editorial durante um ano com a revista italiana Icon. Confira mais trabalhos em: www.behance.net/barletta.

LEIA TAMBÉM: Quadrinista e professor Matias Streb se destaca com trabalhos internacionais

Os traços no caminho do artista

Rafael Barletta é natural de Porto Alegre. Filho de pai gaúcho e mãe carioca, o artista viveu apenas dois anos na capital gaúcha. Em seguida, a família se mudou para o Rio de Janeiro, onde ele passou a infância e adolescência. Por conta do trabalho do pai, eles voltaram ao Sul, desta vez para Santa Cruz. Desde criança, o caminho de Rafael permeia a arte. Ele sempre teve interesse por histórias em quadrinhos, figurinhas e coleção de selos.

Publicidade

Uma fonte que serviu para despertar nele o gosto pela arte estava ali, em casa. “Por hobby, meu pai pintava e desenhava. Sempre via as canetas, tintas e materiais, e isso me chamava bastante a atenção”, relembra.

LEIA TAMBÉM: Festival presta homenagem ao ilustrador rio-pardense Benicio

Barletta foi o único gaúcho selecionado

Foi na adolescência que ele experienciou os primeiros traços. A partir das HQs, ele começou a desenhar, contar histórias e criar personagens. Já no Ensino Médio, Rafael consolidou seu interesse e decidiu que gostaria de trabalhar com design gráfico. Atualmente, ele tem uma empresa onde cria ilustrações, logotipos e outros serviços. Em paralelo, o artista pinta quadros que se caracterizam como arte figurativo-abstrata e neocubista.

Publicidade

A sua primeira exposição, Rustiface, em 2016, tinha como ênfase pinturas de rostos com aparência de entalhe em madeira. Essa coleção teve peças em exposição na 4w43 Gallery e na sede da ONU, em Nova York, e também na AVA Galleria, na Finlândia, além de mostras locais. A sua segunda coleção, de 2018, chamada Sunna, tinha como referência o sol e trazia vegetações e outros elementos compondo as imagens, juntamente com os rostos. Essa série tem peças em uma exposição virtual e na revista anual de 2022 da Luka Art Gallery, em Lisboa, Portugal.

A terceira mostra artística ocorreu recentemente na Casa das Artes Regina Simonis. Mumei no Uma (Um Cavalo Sem Nome) é inspirada na música A Horse With no Name, da banda America. Essa exposição propõe uma reflexão sobre a autodescoberta e é composta por pinturas e desenhos, incluindo obras figurativas, cenários e animais.

LEIA TAMBÉM: Projeto Vira Palavra leva música, poesia e ilustrações para estudantes

Publicidade

A série

A história é simples: um professor de química vê sua vida piorar ao receber a notícia de que tem um câncer terminal. Diante disso, ele decide arriscar tudo para ganhar dinheiro. Transformando uma van e utilizando todo seu conhecimento, ele começa a produzir metanfetamina. Essa é a sinopse simplificada da famosa série Breaking Bad, que em cinco temporadas narra a história do professor de química Walter White e sua busca desenfreada por dinheiro, para pagar o tratamento da doença, deixar sua família sem dívidas e garantir um futuro aos filhos.

Com quase 30 prêmios internacionais, a série fez tanto sucesso, que, mesmo após o fim, outras produções contando a relação dos personagens foram lançadas. Better Call Saul (Melhor Chamar o Saul) é uma série paralela que conta a história de Saul Goodman, o advogado encrenqueiro e amigo de Walter White. Já o filme El Camino é uma sequência e epílogo da série.

LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Livro Infantil: confira dicas para ler com a criançada

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.