Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundo afora

Morador de Santa Cruz tem ilustrações selecionadas para livro internacional

O artista Rafael Barletta, que mora em Santa Cruz do Sul, teve projeção internacional através de suas ilustrações. Ele produziu um compilado de peças artísticas sobre a aclamada série americana Breaking Bad. O criador e produtor da série, Vince Gilligan, fez curadoria pessoal e selecionou gravuras do mundo todo para criar o livro 99,1% Pure: Breaking Bad Art (Califórnia: Insight Editions, 2021. 232 páginas. R$ 143,20), e entre o material escolhido estava o de Barletta. As ilustrações, em estilo minimalista pop art, compõem a obra, que foi lançada em agosto de 2021, contando com a contribuição de mais de 150 artistas e 232 páginas.

LEIA TAMBÉM: Lições de um Crime? Outras traduções de títulos de séries que não deram certo

Rafael foi o único gaúcho selecionado para compor o livro, e está entre os nove brasileiros que fazem parte da produção literária. “Pra mim, foi uma ótima surpresa. Sempre fico feliz quando me contatam para trabalhos de ilustrações, mas, quando o contato é de algo que eu já conheço e aprecio, a satisfação é maior ainda.”

Publicidade

E esse não é o único trabalho do artista mundo afora. Anteriormente, a equipe da série Black Mirror, que é de produção da Netflix, contatou-o para utilizar suas ilustrações como pôsteres no escritório de produção. Além disso, Barletta trabalhou com ilustração editorial durante um ano com a revista italiana Icon. Confira mais trabalhos em: www.behance.net/barletta.

LEIA TAMBÉM: Quadrinista e professor Matias Streb se destaca com trabalhos internacionais

Os traços no caminho do artista

Rafael Barletta é natural de Porto Alegre. Filho de pai gaúcho e mãe carioca, o artista viveu apenas dois anos na capital gaúcha. Em seguida, a família se mudou para o Rio de Janeiro, onde ele passou a infância e adolescência. Por conta do trabalho do pai, eles voltaram ao Sul, desta vez para Santa Cruz. Desde criança, o caminho de Rafael permeia a arte. Ele sempre teve interesse por histórias em quadrinhos, figurinhas e coleção de selos.

Publicidade

Uma fonte que serviu para despertar nele o gosto pela arte estava ali, em casa. “Por hobby, meu pai pintava e desenhava. Sempre via as canetas, tintas e materiais, e isso me chamava bastante a atenção”, relembra.

LEIA TAMBÉM: Festival presta homenagem ao ilustrador rio-pardense Benicio

Barletta foi o único gaúcho selecionado

Foi na adolescência que ele experienciou os primeiros traços. A partir das HQs, ele começou a desenhar, contar histórias e criar personagens. Já no Ensino Médio, Rafael consolidou seu interesse e decidiu que gostaria de trabalhar com design gráfico. Atualmente, ele tem uma empresa onde cria ilustrações, logotipos e outros serviços. Em paralelo, o artista pinta quadros que se caracterizam como arte figurativo-abstrata e neocubista.

Publicidade

A sua primeira exposição, Rustiface, em 2016, tinha como ênfase pinturas de rostos com aparência de entalhe em madeira. Essa coleção teve peças em exposição na 4w43 Gallery e na sede da ONU, em Nova York, e também na AVA Galleria, na Finlândia, além de mostras locais. A sua segunda coleção, de 2018, chamada Sunna, tinha como referência o sol e trazia vegetações e outros elementos compondo as imagens, juntamente com os rostos. Essa série tem peças em uma exposição virtual e na revista anual de 2022 da Luka Art Gallery, em Lisboa, Portugal.

A terceira mostra artística ocorreu recentemente na Casa das Artes Regina Simonis. Mumei no Uma (Um Cavalo Sem Nome) é inspirada na música A Horse With no Name, da banda America. Essa exposição propõe uma reflexão sobre a autodescoberta e é composta por pinturas e desenhos, incluindo obras figurativas, cenários e animais.

LEIA TAMBÉM: Projeto Vira Palavra leva música, poesia e ilustrações para estudantes

Publicidade

A série

A história é simples: um professor de química vê sua vida piorar ao receber a notícia de que tem um câncer terminal. Diante disso, ele decide arriscar tudo para ganhar dinheiro. Transformando uma van e utilizando todo seu conhecimento, ele começa a produzir metanfetamina. Essa é a sinopse simplificada da famosa série Breaking Bad, que em cinco temporadas narra a história do professor de química Walter White e sua busca desenfreada por dinheiro, para pagar o tratamento da doença, deixar sua família sem dívidas e garantir um futuro aos filhos.

Com quase 30 prêmios internacionais, a série fez tanto sucesso, que, mesmo após o fim, outras produções contando a relação dos personagens foram lançadas. Better Call Saul (Melhor Chamar o Saul) é uma série paralela que conta a história de Saul Goodman, o advogado encrenqueiro e amigo de Walter White. Já o filme El Camino é uma sequência e epílogo da série.

LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Livro Infantil: confira dicas para ler com a criançada

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.