Entre as várias iniciativas lançadas nas últimas semanas com objetivo de adquirir donativos para os atingidos pelas enchentes e enxurradas, uma delas chama a atenção: conseguir itens para a montagem de um kit chimarrão. Batizada de “Alcance um mate… aqueça um coração”, a ação pretende arrecadar cuias, bombas, garrafas térmicas e erva-mate para a montagem dos kits, que serão entregues nos abrigos coletivos onde estão famílias desabrigadas.
LEIA MAIS: Força-tarefa faz ações de recuperação em estradas do interior de Santa Cruz
O idealizador é o bancário Pericles Almeida, morador de Encruzilhada do Sul. Ele conta que durante a semana passada, enquanto escutava as notícias pelo rádio e tomava um chimarrão, percebeu o quanto a bebida mais tradicional do Rio Grande do Sul ajuda a esquentar o corpo durante os dias frios. “Nesse momento, eu pensei o quanto essas pessoas que estão em abrigos podem estar sentindo falta de um mate.”
Publicidade
Além de bancário, ele é integrante do Rotary e compositor de músicas nativistas. A partir desses contatos, acionou amigos de várias cidades da região e prontamente obteve retornos positivos para dar prosseguimento ao projeto. Atualmente, há pontos de coleta dos kits em Encruzilhada do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Bagé, Pelotas, São Leopoldo, Campo Bom, Candelária, Santana do Livramento e Porto Alegre.
LEIA MAIS: Comércio retoma atividades com limitações em Sinimbu; veja relato
Diversos músicos nativistas também se engajaram na campanha e estão convidando os fãs a contribuírem. No próximo fim de semana, está prevista uma transmissão ao vivo nas redes sociais com a participação desses artistas. Ele enfatiza que os itens não precisam ser novos. “Eu mesmo tinha oito cuias em casa, além de bombas e garrafas térmicas.” Os pontos de coleta podem ser conferidos na página do Instagram @alcanceummate.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade