Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

josé augusto borowsky

Memória: relembre a história do monumento que foi parar na cadeia em Santa Cruz

Busto de Vater Jahn foi apreendido durante Segunda Guerra. Crédito: Arquivo da Sociedade Ginástica

Muitas antigas entidades, que se dedicavam aos chamados esportes olímpicos, tinham como patrono a figura do alemão Friedrich Jahn (1778-1852). Em 1811, ele sistematizou a prática da ginástica e criou as associações conhecidas como Turnverein, centros voltados ao esporte.

Em nossa cidade, a Sociedade Ginástica (Turnhalle Santa Cruz) foi a sede da Turnverein. Como lembramos na coluna anterior, lá eram praticadas diversas modalidades esportivas. Até há poucos meses, na entrada do clube, ficava o busto de bronze de Vater (pai) Jahn. Ele propiciou uma polêmica durante a campanha de nacionalização do governo Vargas, e gerou uma história pitoresca que foi a “prisão” do monumento.

Em uma das tentativas de reduzir a influência germânica no município, o busto foi apreendido pela polícia. Cidadãos de origem alemã brincavam que, em Santa Cruz, “até estátuas” recebiam a pecha de nazistas e iam parar na cadeia. E o pior: Jahn havia vivido um século antes de Hitler propagar suas ideias pelo mundo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Memória: esportes olímpicos tinham muitos adeptos em Santa Cruz

Em 19 de fevereiro de 1948, três anos após a Segunda Guerra, o monumento foi devolvido à Ginástica, junto com uma carta do novo delegado João Henrique Mariante. Ele pediu desculpas pelo ato praticado por seu antecessor. Explicou que, ao assumir a delegacia, localizou o busto de Jahn, “criador da ginástica sueca e propagador dos princípios de saúde e desenvolvimento físico da mocidade universal”.

Destacou que o monumento deveria voltar ao seu antigo lugar de honra no clube. “Fiquei surpreso em encontrá-lo nesta repartição, classificado como adepto do nazismo, pois sua existência foi um século antes. O pai da ginástica nada tinha a ver com a doutrina nazista, que tantos malefícios causou ao universo.”

Publicidade

E concluiu: “Assim, isentando Vater Jahn da responsabilidade de quinta colunista, devolvo a esse digno clube o busto em referência, para que volte ao seu papel de patrono da Sociedade Ginástica.”

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.