Santa Cruz do Sul

Monumento da Liberdade completa 100 anos neste sábado

Um dos símbolos mais emblemáticos de Santa Cruz do Sul em homenagem à Independência do Brasil, o Monumento da Liberdade, na Praça da Bandeira, completa 100 anos de inauguração neste sábado. O Município realizou vasta programação alusiva aos 100 anos da separação de Portugal, em 1922.

No dia 1º de setembro, o intendente Gaspar Bartholomay fez o lançamento da pedra fundamental do Monumento da Liberdade. Para a localização foi escolhida a então Praça do Carvalho, em frente ao edifício da Intendência (hoje Prefeitura), em ponto que permitisse a fácil contemplação por quem transitasse pela Marechal Floriano.

LEIA TAMBÉM: Comitê Pró-Clima define seus primeiros projetos

Publicidade

O escultor italiano Giuseppe Gaudenzi, professor da Escola de Engenharia de Porto Alegre, foi contratado para a criação da obra. A execução ficou a cargo do Atelier de Esculturas e Galvanoplastia de João Vicente Friederich, de Porto Alegre. A inauguração ocorreu em 7 de setembro de 1924.

As obras de arte foram fundidas em bronze. No topo, está a figura alegórica que simboliza a Liberdade. Na mão direita, estendida para o alto, ostenta uma luz à guisa de archote. Além dos quadros e placas com dizeres e desenhos alusivos à Independência, afixados em granito, o monumento tem quatro hermas.

De frente para a Marechal Floriano, está a de Dom Pedro I. Para a 7 de Setembro, encontra-se a de José Bonifácio, e para a Rua Borges de Medeiros, a de Gonçalves Ledo. O busto de Tiradentes fica voltado para o Palacinho.

Publicidade

Fonte: coluna Memória, de José Augusto Borowsky

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.