O restauro do Monumento ao Laçador segue o cronograma previsto no projeto. Agora, a escultura que é Símbolo Oficial de Porto Alegre foi erguida novamente para passar por uma limpeza através de jateamento e, assim, possibilitar melhor identificação de fissuras e rachaduras que serão fechadas com soldagem. O processo contou com um caminhão guincho, que fez, inversamente, o mesmo processo de quando ele foi retirado do Sítio do Laçador e colocado no caminhão para transporte. Com a estátua já em pé, estão sendo colocadas as estruturas ao redor do Laçador, para que a limpeza com microjateamento seja feita.
Na semana passada, a estátua recebeu a estrutura interna em aço inox, com sistema estrutural treliçado, que vai desde os pés até o pescoço do Laçador e proporciona maior estabilidade. Além disso, também já foi fixada na base a estrutura que irá prender o monumento ao chão, para quando ele for devolvido ao sítio na Avenida dos Estados. Essa base será unida a uma estrutura de aço inoxidável que será colocada no atual pedestal de concreto, a fim de promover maior segurança e praticidade nas ações conservativas. Assim, se houver a necessidade de remoção em outro momento da história, será feito de forma mais prática e com menos riscos para o monumento.
O restauro da estátua do Laçador faz parte do projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato dos Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil. O projeto tem patrocínio da Gerdau e da Sulgás e conta com o apoio da JOG Andaimes, Elevato, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Phorbis Empreendimentos Imobiliários.
Publicidade
LEIA MAIS: Cultura gaúcha em evidência
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade