O distrito de Monte Alverne conta, a partir de agora, com um novo ponto de comercialização de produtos agrícolas para atender a população. Com apoio da Comunidade Evangélica de Monte Alverne, que disponibilizou a área, a Administração Municipal implantou, nesta quinta-feira, 22, um projeto piloto para abrigar a nona Feira Rural de Santa Cruz do Sul.
A estrutura dispõe de três boxes que vão envolver o trabalho de sete famílias produtoras rurais. Um dos espaços será utilizado pelos alunos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O investimento busca incentivar a agricultura familiar e a permanência do jovem no campo. A feira vai funcionar sempre às quintas-feiras, entre 14h30 e 19 horas.
LEIA TAMBÉM: Feirantes ganham nova estrutura para venda de produtos em Linha Santa Cruz
Publicidade
Durante o ato de inauguração, que contou com a presença de autoridades, servidores municipais e empresários, o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessel, disse que é motivo de alegria levar o projeto para o distrito. “É, com certeza, o início de muitos frutos para as famílias locais”, adiantou. Elstor também citou a iniciativa do vale-feira, que injeta fundos na agricultura familiar municipal. “O secretário Hardi Lúcio Panke, da Agricultura, foi feliz em trazer essa ideia. Santa Cruz tem mais de 3 mil funcionários com um vale de R$ 100,00 por mês. Nós vamos injetar mais de R$ 300 mil por mês nas feiras rurais. E esse cartão só vai poder ser usado para esse fim”, afirmou.
Já a prefeita Helena Hermany destacou a presença dos jovens. “Essa escola é maravilhosa, porque motiva e ensina. Cabe a nós, do Poder Público, oferecer oportunidades reais e concretas. Nenhum jovem vai ficar no interior se não ver um futuro”, enfatizou. Helena disse ainda que se o projeto der certo, vai torná-lo efetivo no distrito. “Desejo que essa feira rapidamente se torne uma construção em um espaço próprio. Vamos ver se vai funcionar, se terá aceitação, para depois construirmos algo concreto.”
LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável: saiba aproveitar bem frutas, legumes e verduras
Publicidade
A Escola Família Agrícola possui uma feira pedagógica que proporciona um espaço de aprendizagem para os alunos. Para Antônio Carlos Gomes, integrante da coordenação da escola, a Feira Rural de Monte Alverne será a primeira inserção profissional na vida dos aprendizes. “Eles poderão aplicar aquilo que fazem na escola em um espaço real, de contato direto com a comunidade. É uma experiência muito interessante, estamos muito motivados”, relatou.
Lidiane Frantz é egressa da instituição e trabalhará como voluntária no projeto. “É uma boa oportunidade, principalmente para nós, jovens. A atividade possui uma importância entre produzir e estar no campo, assim como vender e ter contato com as pessoas. Esperamos que a feira cresça e que possamos estar aqui presentes em todas as edições.”
LEIA TAMBÉM: Mais três pontos de Santa Cruz vão contar com Feiras Rurais
Publicidade
A moradora de Monte Alverne, Encira Maria Vilms, de 77 anos, disse que não tinha o costume de ir às feiras rurais e que agora vai prestigiar e incentivar os produtores da localidade. “Eu estou achando ótimo, com uma grande variedade de produtos. Tomara que continue, porque era difícil eu ir em feiras e agora, quando faltar algo na minha casa, estarei aqui para comprar”, garantiu.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.