O governo estadual pretende dar início, até o dia 5 de fevereiro, ao monitoramento de agressores de mulheres com tornozeleira eletrônica. A intenção é aumentar o controle sobre homens que cumprem medidas protetivas e prevenir novas situações de violência por meio de alertas de aproximação que serão emitidos para as vítimas através de um aplicativo acessado por um celular exclusivo.
Pelo projeto, se o sistema identificar que o homem desrespeitou o perímetro de distanciamento, ele será advertido. Caso persista, as forças de segurança vão se deslocar. Caberá à Justiça determinar, caso a caso, se o equipamento deve ser utilizado ou não.
LEIA TAMBÉM: Estado implementa tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores de mulheres
Publicidade
Ao todo, houve a aquisição de 2 mil tornozeleiras e celulares. Em um primeiro momento, o sistema vai funcionar apenas em Porto Alegre e Canoas. A ideia, no entanto, é levar o projeto para todo o Rio Grande do Sul posteriormente.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade