Geral

Momento é de recomeço também para os animais

Se para as pessoas atingidas pela enchente em Santa Cruz do Sul o momento é de recomeço, para os cães que foram resgatados durante a catástrofe climática também. Dezenas deles, que não foram buscados pelos seus tutores no abrigo para animais montado no Parque da Oktoberfest, ganharam um novo lar após serem adotados ontem em uma feira no Centro de Eventos, ocorrida entre o fim da manhã e a tarde dessa quinta-feira, 30.

Segundo divulgou a Prefeitura no fim da tarde, 63 animais foram adotados, sendo 40 deles resgatados durante a enchente e não identificados por seus tutores. Todos os cães foram vacinados, vermifugados, microchipados e medicados. As pessoas que os adotaram ainda receberam a possibilidade de castração gratuita pela Prefeitura.

LEIA TAMBÉM: Sesc confirma compra de terreno para ampliação da escola

Publicidade

Moradora do Bairro Avenida, uma família encontrou logo o cãozinho que buscava. “Queríamos comprar, mas me deu um pensamento sobre tantos cachorros que poderiam ter sido abandonados na enchente”, contou Valdomiro dos Santos, de 56 anos. As filhas Helena, Stela e Fernanda viram no Instagram o vídeo que o Portal Gaz postou sobre a feira. “Aí viemos e achamos o nosso”, complementou o morador do Avenida.

Conforme a esposa de Valdomiro e mãe das três jovens, Carina Alves, de 41 anos, a família tinha uma cachorrinha da raça Shih-tzu, mas que morreu atropelada na última quarta-feira, 29. Adotado, o cão chamado provisoriamente de Onório vai ter um novo lar e até um novo nome. “Vai se chamar Thor”, disse Carina.

Moradora de Linha Santa Cruz, Mylena Stuelp, de 22 anos, adotou Brazino, um dos cachorros que estavam no abrigo. “Queria um filhote, mas tinha um só e todos os olhares estavam voltados para ele. Percebi também que os outros estavam precisando de atenção e carinho. Foi quando bati o olho no Brazino, e foi amor à primeira vista”, disse ela, que adotou um cão pela primeira vez.

Publicidade

Mylena viu e se apaixonou por Brazino
Paula e Vitória: satisfeitas com o evento

LEIA TAMBÉM: Celebrações têm como destaque a solidariedade em Santa Cruz

“Eu tinha uma cachorrinha, que faleceu um mês e meio atrás, durante uma gravidez tardia. Agora achei que era hora de ter um outro pet e estou muito feliz”, salientou a jovem. Organizadoras do evento, as voluntárias Paula Cunha e Vitória Dias, ambas de 30 anos, destacaram o sucesso da feira. “Ficamos muito felizes com esse resultado. Acompanhamos todo o trabalho desde o dia 1º e este é um recomeço para os cães”, comentou Vitória.

Publicidade

Segundo elas, houve casos de cães que chegaram a ser levados nas últimas semanas para lares temporários, mas fugiram e retornaram ao abrigo. “Por mais que alguns tenham sido deixados, abandonados ou não procurados, a gente vê que agora eles ganharam famílias e lares ótimos”, ressaltou Paula.

Para adotar

Os cachorros que não foram adotados podem agora ser encontrados no Centro de Bem-Estar Animal, que fica na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 4.016, em Linha Santa Cruz, junto à Granja Municipal. Mais informações pelo telefone (51) 92001 3395.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.