Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Horário especial

Momento de se programar para compras de Natal

Falta pouco menos de duas semanas para o Natal e o comércio de Santa Cruz já está organizado para atender em horário estendido. Durante assembleia na última sexta-feira, o Sindicato dos Comerciários e o Sindilojas acordaram que na semana que antecede a data, entre os dias 19 e 23, os estabelecimentos permanecerão abertos até as 22 horas. Os consumidores que desejarem antecipar as compras também terão oportunidade de se deslocar ao Centro em horário alternativo nesta quinta e sexta-feira, 16, quando os lojistas devem abrir até as 20 horas. A diferença com relação aos demais anos é que os comerciantes optaram em fechar as portas no domingo. 

Conforme o presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, a decisão de não abrir no dia 18 foi tomada devido à tendência de que as temperaturas sigam muito altas nas próximas semanas, o que pode afastar o público de ir às compras. “Como já será oferecido funcionamento estendido à noite, entendemos que os consumidores terão muitas opções de horário para comprar durante a semana e serão bem atendidos da mesma forma. A clientela também precisa entender que o fim de ano é muito puxado para o comércio. É necessário aliviar um pouco”, explica. 

Para compensar as horas extras trabalhadas, os funcionários poderão tirar folgas em dobro ou então receber 75% a mais pelas horas acrescidas. “É o trabalhador quem escolhe a melhor opção. O que acontece, muitas vezes, é um acordo. A empresa paga uma parte e o restante ele tira de descanso”, esclarece. Uma alternativa que tem sido adotada por grande parte das lojas nos últimos anos é o fechamento na segunda-feira de Carnaval. “Como já tem pouco movimento, fica vantajoso para ambos os lados. Em 2017, a tendência é de que aconteça o mesmo”, complementa Schwengber.

Publicidade

Apesar do horário estendido, as contratações especiais de fim de ano baixaram. Conforme o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, o cenário de baixas admissões temporárias já era esperado, muito em função da situação econômica pela qual o País passa. “As pessoas estão pesquisando muito antes de comprar e, quando compram, se deslocam às lojas que oferecem promoções”, afirma. A estimativa dos lojistas, agora, é que após o dia 20 haja um incremento nas vendas.

Dissídio

A assembleia da sexta-feira também serviu para bater o martelo com relação à convenção coletiva salarial. Na visão do presidente do Sindicato dos Comerciários, Afonso Schwengber, houve progresso. Assinado ontem à tarde entre as partes, o documento determina que o piso de novembro e dezembro deve ficar em R$ 1.210,00. Já trabalhadores que ganham acima do piso receberão aumento de 8,5% também em novembro. Em abril também haverá reajuste de 3% sobre o piso e demais salários. Segundo o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, houve um esforço para que o acordo acontecesse ainda neste ano. “Agora todos estão mais tranquilos”, finaliza.

Publicidade

Policiamento vai ser reforçado nas ruas centrais para as festas

Durante o período em que o Centro de Santa Cruz vai concentrar movimentação mais intensa de pessoas, o policiamento também será reforçado. O 23º Batalhão de Polícia Militar, por intermédio da Operação Papai Noel, vai circular pela área comercial utilizando recursos de policiamento motorizado, com motocicletas, a cavalo e a pé. 
As rotinas de patrulhamento serão modificadas para oferecer uma sensação de maior segurança à população santa-cruzense neste Natal.

SAIBA MAIS

Publicidade

Confira os horários especiais de atendimento

Em Santa Cruz

15/12 (quinta-feira)
Até as 20 horas.
16/12 (sexta-feira)
Até as 20 horas.
17/12 (sábado)
Até as 17 horas.
18/12 (domingo)
Não abre.
19/12 (segunda-feira)
Até as 22 horas.
20/12 (terça-feira)
Até as 22 horas.
21/12 (quarta-feira)
Até as 22 horas.
22/12 (quinta-feira)
Até as 22 horas.
23/12 (sexta-feira)
Até as 22 horas.
24/12 (sábado de Natal)
Até as 17 horas.
31/12 (sábado de Ano-Novo) 
Até as 17 horas.

Publicidade

Em Vera Cruz

19/12 (segunda-feira)
Até as 21 horas.
20/12 (terça-feira)
Até as 21 horas.
21/12 (quarta-feira)
Até as 21 horas.
22/12 (quinta-feira)
Até as 21 horas.
23/12 (sexta-feira)
Até as 22 horas.
24/12 (sábado de Natal)
Até as 17 horas.
31/12 (sábado de Ano-Novo)
Até as 17 horas.
Em Vera Cruz, as lojas também não abrirão aos domingos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.