Em um planeta com previsões ambientais bastante preocupantes para as próximas décadas, os termos sustentabilidade e ESG – de Environmental, Social and Governance – ganham evidência no âmbito empresarial. Ao mesmo tempo, atividades alinhadas a esses conceitos têm estimulado investimentos por parte da iniciativa privada.
Para fomentar as discussões sobre o tema e refletir acerca do que precisa ser feito, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul promoveu a edição de agosto do Tá na Hora. A tradicional reunião-almoço realizada nessa terça-feira, 16, contou com a participação do diretor-geral da CMPC Brasil, Mauricio Harger, que falou ao público no restaurante do Hotel Águas Claras Higienópolis.
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Com formação em Engenharia Mecatrônica e especialização em finanças avançadas pelo New York Institute of Finance, Harger se diz um entusiasta da sustentabilidade. Através dos exemplos de sua empresa, o diretor-geral da CMPC afirmou que é possível transformar os negócios, ajudar a reduzir os impactos ambientais e ainda gerar emprego e renda.
Um dos maiores entraves à aplicação de práticas sustentáveis nas empresas, explicou, ainda é a desconfiança da indústria e de empreendedores que veem a adequação como custo, e não como investimento no futuro, principalmente entre pequenos e médios negócios.
“Existe uma grande demanda da sociedade para que os negócios, os produtos e os processos industriais sejam transformados para a sustentabilidade. Não dá para ter um ‘pé atrás’, é necesário ter um ‘pé na frente’, porque o consumidor assim está demandando”, disse. Segundo ele, esse é o caminho, e quem estiver alinhado ao conceito vai ganhar mais mercados do que outros, além de fazer um bem para o planeta.
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Harger disse estar confiante de que as próximas gerações serão mais abertas ao termo sustentabilidade. Isso porque, segundo ele, as ações ligadas à preservação do meio ambiente serão formadoras de novos postos de trabalho e até de profissões.
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Segundo ele, as empresas que fizerem mais investimentos e estiverem mais alinhadas com as exigências da sociedade e do mercado terão mais oportunidades de prosperar. “Uma empresa alinhada com as novas demandas com certeza não será surpreendida por nova legislação, uma legislação mais dura, e também terá mais chance de vender seu produto aos consumidores”, salientou Mauricio Harger.
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A CMPC Brasil é o braço nacional da CMPC, indústria global de celulose nascida no Chile e que atua em 11 países, vendendo seus produtos em outras 45 nações. A empresa chegou ao Rio Grande do Sul em 2009, quando adquiriu a unidade da Aracruz Celulose no município de Guaíba.
Na CMPC Brasil, Harger coordenou o projeto BioCMPC, ação ambiental com orçamento de R$ 2,75 bilhões que gerou R$ 350 milhões em impostos e criou 7,5 mil postos de trabalho, com priorização de mão de obra gaúcha. O programa tratou de reciclar 99,8% dos resíduos sólidos gerados a partir das mais de 600 mil toneladas de celulose que a empresa produz anualmente.
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O que não serve para a produção é transformado em 15 itens, como fertilizante orgânico para o solo, chapas de madeira MDF, matéria-prima para produção de cimento, palmilhas de calçados, caixas de ovos e outros.
A diretora e gerente de relações institucionais das bebidas Fruki, Fabíola Eggers, também participou do encontro de ontem. Ela representou a Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, a Federasul. A entidade criou recentemente uma Divisão ESG, que será coordenada por Fabíola. Segundo a diretora, a iniciativa nasceu a partir de uma necessidade identificada pelos membros da Federasul.
“A entidade quer se envolver com essa causa. Neste momento, estamos bem na fase inicial”, explicou. O grupo foi criado para disseminar conhecimento para as demais filiadas. “Foi impressionante a procura. O pessoal quer se envolver por livre iniciativa, querendo participar do grupo. Era o que estava faltando, um impulsionador, e acho que agora vamos conseguir fazer um grande trabalho”, ressaltou.
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O Tá na Hora é realizado mensalmente. A próxima edição ocorrerá em setembro, ainda sem atração definida. O evento de ontem foi transmitido pela internet. Quem quiser conferir na íntegra a fala do CEO da CMPC Brasil pode acessar as redes sociais da ACI de Santa Cruz do Sul, no YouTube e no Facebook. O encontro dessa terça teve o patrocínio da JTI, BRDE, Phillip Morris Brasil, Unisc, BAT Brasil, Safe Investimentos – XP, Universal Leaf e Gazeta Grupo de Comunicações.
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