O mercado plus size tem conquistado mais espaço e visibilidade no Brasil, com clientes que se mostram exigentes em relação ao produto consumido e interessados em acompanhar as tendências da moda. Essa nova realidade rompe, aos poucos, o padrão de valorização de corpos mais magros e rechaça a ideia de que pessoas gordas só querem esconder o corpo. Longe disso, o que tem se visto são pessoas com corpos volumosos escolhendo roupas modernas e coloridas e ditando uma tendência internacional que desafia padrões de beleza tidos como distantes da realidade, especialmente para as mulheres.
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No Brasil, pequenos empresários, influenciadores e modelos com corpos considerados não-convencionais estão consolidando o movimento “body positive” e impulsionando a expansão do mercado de moda plus size. Dados de 2023 mostram que nos últimos 10 anos o segmento cresceu mais de 75% no País, segundo o relatório setorial da Associação Brasil Plus Size (ABPS). Tal documento mostra ainda que as lojas especializadas em moda para corpos maiores cresceram muito nos últimos anos, o que facilita fazer compras mais assertivas nesses estabelecimentos. Quando se trata do grande varejo, no entanto, comparando com o tamanho do público existente e o seu desejo e capacidade de consumo, essa mudança ainda é considerada lenta. De modo geral, especialistas observam que, mesmo que já se tenha a confecção de algumas coleções em tamanhos maiores, ainda há despreparo de algumas marcas ao produzir tais peças, pois dão predominância para peças escuras, com modelagens desacertadas e sem muita personalidade.
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Na avaliação da responsável pela loja Divas Plus, de Santa Cruz do Sul, Fabiana Ferreira Eifert, que trabalha com o segmento há cinco anos e comercializa peças plus size, o mercado evoluiu muito, especialmente nos últimos três anos, passado o período de pandemia. No entanto, segue exigindo dos lojistas um esforço para conseguir bons fornecedores. “Eu trabalho com público plus size mais jovem, então estou sempre em busca daquilo que atenda o meu cliente e preciso encontrar fornecedores que trabalhem com peças atuais, que tenham estilo e acompanhem as tendências de mercado”, observou.
Fabiana considera que as lojas voltadas para esse nicho de mercado vão muito além de um espaço de compras e que devem integrar um movimento em prol da inclusão e estilo para todas as mulheres. “Ao oferecer roupas plus size estilosas, as lojas disponibilizam peças de tamanhos diversos e também desafiam os padrões estéticos convencionais. A moda deve ser uma expressão livre de cada individualidade, promovendo autoestima e confiança em todos os corpos”, pontuou ela.
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Moda inclusiva e autoestima
Especialistas desse mercado ressaltam que a moda plus size oferece mais do que simplesmente roupas e que pode ser considerado um veículo de expressão pessoal e autoaceitação. Isso porque, ao proporcionar diversidade em opções de vestuário, a moda plus size permite que as consumidoras, em especial, se sintam representadas, confiantes e confortáveis com seu corpo
Uma pesquisa publicada pela revista Body Image entrevistou participantes de 65 países e revelou que a aceitação do próprio corpo está diretamente ligada ao bem-estar psicológico e à satisfação com a vida. O Brasil ficou na 56a posição do ranking de apreciação corporal
Um estudo global, denominado “What Women Want”, revelou que 64% dos brasileiros entrevistados acreditam que as marcas de moda são as que mais ajudam na construção da autoestima. Além disso, o crescimento do segmento no Brasil reflete um avanço social e cultural, com vistas a promover a cultura da aceitação e inclusão. Vale lembrar que à medida em que se quebram barreiras e se celebra a diversidade, se estabelece um caminho para a indústria diversa e representativa
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