Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Negócios

Moda equestre: tecnologia e economia no vestuário

Aposta é na versatilidade dos itens

A prática do hipismo e outras atividades relacionadas aos cavalos, tanto esportivas quanto recreativas, tem tido aumento, em especial entre as pessoas da faixa etária conhecida como millenials (nascidos entre 1985 e 1999). Atento a esse acréscimo de demanda, o setor de moda investiu em tecnologia e desenhos para atrair a atenção e oferecer mais conforto e bem-estar para quem curte a vivência com os equinos.

LEIA TAMBÉM: Mais do que moda, um propósito

A expectativa do mercado é um crescimento de US$ 7,66 bilhões até 2025, o que é considerado extremamente positivo, sobretudo se for levado em consideração o período de recessão econômica mundial. E o exemplo de que há espaço para o setor é que grandes marcas, consagradas em outros estilos, têm aderido à chamada “moda equestre”.

Publicidade

Michel Henrique Frantz e Marcelle Vione Winik são sócios-proprietários da San Steban Santa Cruz (rede de franquias pioneira no Brasil na moda equestre), um espaço destinado a esse segmento. “Os culotes e bombachas montarias são os carros-chefes da moda equestre”, destaca Michel. Conta que os produtos com os quais trabalham são produzidos em tecidos tecnológicos, sarja e algodão, e que a matéria-prima é selecionada para oferecer resistência, mobilidade, durabilidade e tecnologia.

LEIA TAMBÉM: Marca gaúcha une moda e cultura pop

“Com a moda equestre, você terá: economia de tempo pela versatilidade e economia, pois as peças vêm com muita qualidade, resistência e conforto. Sendo assim, são de alta durabilidade”, reforça Michel. Ele recorda que, inicialmente, o estilo surgiu para a utilização dentro das canchas, com roupas para a prática do esporte. Com a popularização, no entanto, ganhou as ruas ao ponto de ser usado por pessoas em ambientes urbanos, além das pistas de competições ou em fazendas. “É um estilo clássico e atemporal, traduzindo a frase ‘do campo para a cidade’”, frisa.

Publicidade

Marcelle acrescenta que a proposta é que a mesma camisa ou calça de montaria possa ser utilizada pela mulher para fazer suas atividades na fazenda. “Se precisar ir à cidade, ela vai trocar a bota por um sapato e ir ao supermercado. E se, à noite, quiser ir a um happy hour, é só trocar o sapato por uma sandália, e isso será possível”, sugere.

LEIA TAMBÉM: As principais tendências da primavera/verão já estão no radar delas

Peças e artigos

  • A moda equestre envolve os estilos urbano, rural, polo, hípico, country, gaúcho e os apaixonados pelo meio. Há um amplo catálogo, desde o cropped até a capa: regata, camiseta, camisa, fleece, casaco, jaqueta, blazer, colete, manta, short, calça, bombacha, culote.
  • Não fica restrita, porém, às vestimentas. Podem ser encontrados: cinto, bolsa, mochila, carteira, alpargata, bota, botina, mateira, térmica, cuia, bomba, abridor de garrafa, taças, porta-copo, louças e muitos outros produtos com a identificação.

LEIA MAIS: Teste de coloração pessoal: cores para se redescobrir

Publicidade

Versatilidade

Inicialmente concebida para mais dinamismo às atividades equestres, a moda específica ganhou versatilidade, satisfazendo os gostos de homens e mulheres de qualquer parte do país e do exterior. As pessoas do mundo agro, atualmente, não estão mais restritas às fazendas. Vivem entre os dois mundos – urbano e rural. Logo, elas procuram facilidade, roupas confortáveis, adequadas e elegantes para o dia a dia. Os detalhes em couro legítimo e botões personalizados são características marcantes dos produtos San Steban.

“Percebemos um crescimento exponencial da moda equestre tanto em Santa Cruz do Sul quanto no Brasil, especialmente com a chegada desse estilo na semana de moda de alta costura mundial”, reforça Marcelle. Ela conta que iniciaram os trabalhos de forma online em 2020 e que, em dezembro de 2022, inauguraram a loja física, atendendo aos pedidos dos clientes, que são pessoas com sua rotina diária com diversas atividades entre campo e cidade, que procuram facilidade, roupas confortáveis, adequadas e elegantes.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.