O vereador Alberto Heck (PT) apresentou moção de repúdio ao projeto do senador Hamilton Mourão que anistia as pessoas envolvidas nos atos de depredação dos prédios públicos cometidos no dia 8 de janeiro, em Brasília. Apenas três votos foram favoráveis à iniciativa do petista: o dele, por óbvio, o de Nicole Weber (PTB) e o de Bruno Faller (PDT). Houve duas abstenções: Henrique Hermany (Progressistas) e Hilário Silva (PSD).
Voto com o partido
O presidente do Republicanos, Raul Fritsch, anunciou o voto contrário à moção de repúdio de Alberto Heck. Era esperado, pois o senador proponente é do partido de Fritsch. Como argumento, no entanto, disse que há interesse de condenar “verdadeiros patriotas, enquanto os terroristas estão soltos e até no governo”.
Condenações de Dino
Dando continuidade aos ataques ao governo Lula, o tucano Carlão Smidt atacou o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), destacando que o ex-governador maranhense teria mais de cem condenações contra si. Heck rechaçou a afirmativa do colega e apresentou desafio: traga 50 condenações, que eu renuncio ao mandato. O ministro tem sido algoz daqueles que depredaram os prédios públicos e o meio de ataque do atual governo aos integrantes do anterior.
Publicidade
Um importante nicho
A proteção aos animais tem ganhado cada vez mais defensores nos órgãos públicos. Entre os exemplos bem sucedidos estão a ex-deputada Regina Fortunati (União Brasil) e a presidente da Câmara de Santa Cruz, Bruna Molz (Republicanos). Em Rio Pardo, o Legislativo sediará no dia 21 audiência pública para tratar sobre a causa animal. A proposição é do vereador Murilo Konzen (PTB).
Não esqueça a minha Caloi
Quem tem em torno dos 40 anos, certamente, lembra da publicidade da fábrica de bicicletas Caloi. A frase adotada nos comerciais era: “Não esqueça a minha Caloi”. Ciente do que representou na memória afetiva dos brasileiros, a prefeita Helena Hermany (Progressistas) conversou com o diretor de Habitação, em Brasília, dizendo: “Estou igual aquela propaganda da Caloi, em que a criança dizia: ‘papai, não esqueça a minha Caloi’. Assim estou: ‘diretor, não esqueça de Santa Cruz’”. E deu certo. O município está na lista dos beneficiados com projeto habitacional.
Alvo das críticas
Os prefeitos elevaram o tom do debate com o Daer, em reunião realizada nessa semana com o diretor-geral Luciano Faustino. Além do péssimo estado das rodovias estaduais que cortam a região e estão sob responsabilidade da autarquia, como a 153, a 471 e a 403, o que resulta em muitos acidentes, eles disseram ser alvo de críticas dos moradores, afinal, são os referenciais mais próximos de poder público. Em véspera de ano eleitoral não é nada agradável ser vidraça para receber pedradas, que deveriam ter outro destino.
Publicidade
Sem força política
O Vale do Rio Pardo elegeu Airton Artus (PDT), Kelly Moraes (PL), Edivilson Brum (MDB), Marcelo Moraes (PL) e Heitor Schuch (PSB). Toda essa representação política ainda não conseguiu feitos como o Vale do Taquari, que não tem deputados. A ERS-332, entre Encantado e Arvorezinha, teve maior destinação de recursos que a 153, que é corredor de exportação regional.
LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade