Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Mobilização reforçada para manter município livre de focos do mosquito da dengue

A Secretaria Municipal da Saúde está mobilizada para que Venâncio Aires se mantenha livre de casos de focos do mosquito transmissor com a doença. A monitoria, que ocorre constantemente ao longo do ano, é reforçada no período entre novembro e maio, quando o aumento das temperaturas e dos índices de chuva favorece a criação de ambiente propício para o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão. O trabalho tem alcançado resultados práticos: em março, completam-se dois anos desde que o último foco positivo com larvas do animal foi encontrado no município.

A atuação preventiva é liderada pelo Setor de Endemias da Secretaria. Neste ano, a equipe de seis agentes de combate às endemias monitora 74 armadilhas ao mosquito espalhadas pela cidade e interior. Já outros 39 pontos tidos como estratégicos são vigiados pelos agentes, entre sedes de empresas, fábricas, cemitérios e borracharias, onde focos de água limpa e parada em pneus e tanques, por exemplo, podem servir como habitat para a disseminação do mosquito transmissor. 

As varreduras foram intensificadas no último mês de dezembro, com a realização de Levantamento de Índice de Rápido (Lira), seguindo diretrizes por amostragem estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, os agentes de combate às endemias do município visitaram 475 imóveis em 22 bairros. As vistorias resultaram no encaminhamento ao Laboratório Municipal de 19 tubitos e 67 larvas para análise, todas indicando resultado negativo para a presença de focos do Aedes aegypti. 

Publicidade

As armadilhas, que consistem em um pneu cortado com água limpa depositada, são visitadas semanalmente pelos agentes, enquanto os pontos estratégicos recebem vistoria quinzenal. A população pode colaborar com a denúncia de locais que concentrem possíveis focos positivos do mosquito e a busca por informações para evitar casos da doença mantendo contato com o Setor de Endemias da Secretaria da Saúde. O atendimento acontece na rua Visconde do Rio Branco, das 7h30 às 13h30, ou pelo telefone 3983-1053.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.