A pavimentação da ERS-244 pode até ter sido abandonada há quase duas décadas, mas uma mobilização que tomou forma no último sábado quer fazer com que o governo do Estado lembre da importância da continuidade da obra. Para isso, prefeitos, vices, vereadores, deputados e lideranças de Venâncio Aires, Vale Verde e Passo do Sobrado se reuniram no sábado no Parque do Chimarrão, em Venâncio.
Com discurso de “unir as forças políticas e da população” em torno da pavimentação do trecho que liga Venâncio Aires a Vale Verde, os participantes discutiram, além da importância da rodovia, uma estratégia para fazer com que a obra seja reiniciada. O organizador do encontro e coordenador do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil de Venâncio, Dário Martins, defendeu que os parlamentares da região reivindiquem a pauta junto ao Palácio Piratini.
O deputado estadual Edson Brum (PMDB) garantiu que vai elaborar um documento com o projeto da 244, o contrato, a situação atual, os dados do tráfego e o potencial de aumentar expressivamente o escoamento da produção agrícola e industrial na região, podendo se tornar uma alternativa para reduzir o fluxo de veículo na RSC-287 e na BR-386. O dossiê deve ser entregue ao governo. Já o deputado federal Heitor Schuch (PSB) ressaltou que é indispensável o envolvimento da população. “A obra somente vai ser retomada se as pessoas demonstrarem interesse e exigirem a estrada”, comentou.
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O prefeito Giovane Wickert e o vice Celso Krämer, de Venâncio Aires, o prefeito Hélio de Queiroz e o vice Cristiano Konzen, de Passo do Sobrado, o prefeito de Vale Verde, Gustavo Schuch, bem como vereadores e empresários locais compareceram ao encontro. Em abril, o grupo pretende se reunir novamente – no entanto, com ainda mais participações. A intenção é que o secretário estadual dos Transportes, Pedro Wesphalen, e o diretor da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Nunes, além de representantes do Daer – que responde pela rodovia –, também estejam presentes, assim como lideranças da Amvarp, Amvat, Caciva, Corepe, Univates, Unisc e sociedade civil.
Entenda
Nem a primeira parte da obra da ERS-244 foi concluída desde 1998, quando foi iniciada. Somente três pontes foram construídas, na área que pertence a Passo do Sobrado. No entanto, elas sequer são utilizadas, já que não possuem aterro de acesso. Dos 20,8 quilômetros do trecho, somente 3,58 foram asfaltados.
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