Categories: Regional

Mobilização pela paz na Zona Sul de Santa Cruz envolve moradores

Uma grande mobilização do Bairro Santa Vitória e arredores, na Zona Sul de Santa Cruz, vai mostrar a partir desta segunda-feira, 14, que a paz é possível. Escolas, igrejas, associação de moradores, ONGs e escoteiros, em parceria com órgãos de segurança e a Prefeitura, prepararam ampla programação até o próximo sábado, quando ocorrerá a terceira edição da Caminhada pela Paz. Pelo menos 300 pessoas – entre servidores públicos e voluntários – estão engajadas nas atividades e outras mil devem ser beneficiadas e participar da caminhada.

Segundo a diretora de departamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas, Rejane Wartchow, a iniciativa partiu dos próprios moradores e pretende combater a violência, que é crescente naquela região da cidade. “A violência existe em todo lugar e as pessoas estão com medo. Ainda assim, o isolamento não é a solução, somente com a união de toda a comunidade é que poderemos construir a paz”, disse Rejane, que visitou a Gazeta do Sul nessa sexta-feira acompanhada dos demais organizadores das atividades.

A programação terá início nesta segunda-feira, e as atividades se estenderão ao longo da semana. Alunos de cinco escolas municipais e estaduais da Zona Sul terão palestras ministradas pela Igreja Jesus Mestre da Palavra, com o tema “Família para a cultura do encontro e da paz”. Também a Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Políticas Públicas, estará nas escolas falando sobre violência contra a mulher. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade falarão sobre a importância de separar corretamente o lixo.

Publicidade

Na quinta e na sexta-feira, haverá mutirão de limpeza nas ruas do Bairro Santa Vitória – incluindo o Loteamento Beckenkamp – e do Residencial Viver Bem, com apoio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos. O ponto alto da programação está marcado para as 14 horas de sábado, quando terá início a terceira edição da Caminhada pela Paz. Centenas de pessoas são esperadas. “Cada um receberá um balão branco para simbolizar nosso movimento pela paz”, adianta o secretário de Políticas Públicas, Edemilson Severo. “Toda a comunidade está convidada. Não precisa ser morador da Zona Sul para participar”, frisou o presidente da Associação de Moradores do Santa Vitória, Roque Antônio Ramos.

A coordenadora do Cras Beatriz Jungblut, Márcia Weber, explica que a concentração será em frente ao Centro Marista, na Rua Guilherme Kerber, 66. “Serão cerca de 30 minutos de caminhada até o destino, que é a praça do Santa Vitória”, calcula. Segundo ela, no local haverá atrações para toda a família. Entre as atividades previstas estão feira de saúde; feira de adoção de animais, com vacinação e cadastro gratuito para castração; plantio de mudas a cargo dos escoteiros; apresentações artísticas de moradores do bairro; recreação infantil e jogos do Projeto Craques da Bola. Também haverá mateada e brinquedos infláveis com monitores para a criançada.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.