Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGURANÇA PÚBLICA

Mobilização pela manutenção da 5ª Companhia da Brigada Militar está marcada para sexta-feira

Sede da 5ª Companhia no Centro de Sobradinho | Foto: Gazeta/Nícolas Fetzer

Uma mobilização em forma de protesto pacífico deve ocorrer em Sobradinho na próxima sexta-feira, 22 de março. Lideranças políticas, representantes de entidades, da segurança e do judiciário da região Centro Serra estão mobilizados para a manutenção da 5ª Companhia da Brigada Militar em Sobradinho, evitando o rebaixamento para Pelotão da 4ª Companhia com sede em Candelária.

Na manhã da última segunda-feira, 18 de março, João Antonio Cides (presidente do Clube Pró-Segurança Pública de Sobradinho – Consepro, do Lions Clube e representante da Apae de Sobradinho), Tatiana Lisbôa (presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sobradinho – Caciss), Vianei Pasa (presidente do Sindilojas Centro Serra) e o vereador de Sobradinho, Luiz Freitas (Maninho), participaram do programa Giro Regional da Rádio Gazeta FM 98.1 e convocaram a população regional para participar do ato. Tatiana e Vianei mencionaram que as entidades apoiam que o comércio participe do movimento, somando-se à passeata.

A mobilização, prevista inicialmente para ocorrer na quinta-feira (dia 21), em razão da previsão de chuva, irá ocorrer na sexta-feira (dia 22), a partir das 10h, com concentração em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes e caminhada em direção à sede da 5ª Cia da Brigada Militar em Sobradinho. Já entre às 15h e 15h30 deverá haver o fechamento dos trevos de acesso dos municípios integrantes da Companhia no Centro Serra.

Publicidade

De acordo com os organizadores, será um movimento ordeiro para chamar a atenção do Governo do Estado e do Comando da Brigada Militar, ressaltando a importância da manutenção da 5ª Companhia, com abrangência em nove municípios e englobando mais de 65 mil habitantes.

Entre os pontos levantados pelo movimento para manutenção da Companhia, está a abrangência da mesma, seja em número populacional como em área territorial, como a dificuldade de acesso à serra, com municípios da região sem acesso asfáltico; bem como por abrigar um presídio, duas Comarcas, três Varas Judiciais, três Promotorias, duas Defensorias Públicas e duas Delegacias de Polícia.

Audiência em Porto Alegre está agenda para amanhã

Após uma série de tratativas com o vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Adolfo Brito, confirmou presença na audiência que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 21, às 16h30, na Secretaria de Estado da Segurança Pública, em Porto Alegre, quando serão tratados assuntos relacionados a Companhia da Brigada Militar de Sobradinho.

Publicidade

Ao dar a informação, o chefe do Legislativo lembra que esta será a terceira reunião para tratar do assunto, além de contatos já realizados em outras ocasiões com o Comando da Brigada Militar e o Governo do Estado. Brito, Souza e Caron devem participar do encontro que também contará com as presenças do prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, do presidente da AMCSerra e prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, e demais lideranças da região e entidades representativas.

Relembre

Em audiência na Assembleia Legislativa gaúcha, em 21 de fevereiro, tendo a mediação do presidente do Parlamento, deputado Adolfo Brito, reuniram-se representantes do Comando da Brigada Militar, o líder de Governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, e uma comitiva da região Centro Serra composta por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretário e representantes da sociedade civil, para encaminhamentos e possíveis soluções acerca das rearticulações que envolvem Regionais Integradas de Segurança Pública (RISP), entre elas a 5ª Companhia da Brigada Militar, sediada em Sobradinho e com abrangência em nove municípios.

Na ocasião, as lideranças da região se manifestaram pela manutenção da 5ª Companhia da BM, pedindo pela revogação da decisão de rebaixamento da mesma, que passaria a compor um Pelotão da 4ª Companhia, sediada em Candelária.

Publicidade

Foto: Presidência ALRS

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.