O lateral-direito Júnio, de 20 anos, e o volante Charles, de 21, foram os principais destaques do Internacional na estreia com vitória na Copa da Primeira Liga 2017 nesta quarta-feira, 1º, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O placar de 2 a 1 sobre o Brasil-PEL foi construído no primeiro período da partida, mas os garotos despontaram. Júnio ocupou a vaga de titular que foi de Ceará no empate em 1 a 1 com o Veranópolis no último domingo, 29 de janeiro, na Serra, pela primeira rodada do Gauchão. Charles entrou no lugar de Anselmo ainda no primeiro tempo, depois que o companheiro ficou zonzo devido a uma batida contra Seijas.
A dupla saída da base do Colorado deu mobilidade ao time do técnico Antônio Carlos Zago pelo lado direito e na transição da defesa para o ataque. Dos pés de Júnio e Charles (na foto abaixo) partiram várias boas jogadas de ataque. Outros nomes do Inter também foram bem, como os zagueiros Klaus e Paulão, o meia Andrigo e o atacante Nico López. Apesar disso, o sistema de defesa ainda teve alguns cochilos e o meia venezuelano Seijas deixou a desejar, sendo substituído no início do segundo tempo por Aylon.
Publicidade
A vitória no fechamento da primeira rodada colocou o Inter em segundo lugar no Grupo A da Copa da Primeira Liga, com os mesmos três pontos e saldo positivo de um gol do Fluminense, que fica em primeiro lugar por ter marcado um tento a mais no triunfo de 3 a 2 sobre o Criciúma, no dia 24 de janeiro. As duas equipes vão duelar pelo topo da chave na quarta-feira que vem, 8, no Beira-Rio, a partir das 19h30. Antes, no sábado, 4, às 17 horas, o Inter receberá o Novo Hamburgo pela segunda rodada do Gauchão. O Brasil-PEL terá a visita do Cruzeiro no domingo, 5, às 19h30, no Bento Freitas, em Pelotas.
Placar final construído todo no primeiro tempo
Os treinadores escalaram times mistos para esta estreia na Copa da Primeira Liga. O Inter propôs o jogo ofensivo desde o começo do duelo, com jogadas bem trabalhadas, passando por vários jogadores, e não demorou a balançar a rede. Nico López abriu o placar aos 11 minutos, no centro da área, desviando a bola batida por Andrigo. E o segundo foi de Brenner, que pegou rebote de Eduardo Martini após cobrança de escanteio e ampliou o escore aos 17. Pouco depois, o goleiro Eduardo Martini reclamou de uma falta não marcada pelo árbitro catarinense Célio Amorim, recebeu o cartão amarelo, insistiu na cobrança e foi expulso. O atacante Rennan Oliveira teve de deixar o jogo para o ingresso do arqueiro Carlo Eduardo.
Publicidade
O Xavante chegou bem pela esquerda aos 24 minutos e Seijas cometeu pênalti sobre Nem. Bruno Lopes cobrou e descontou aos 25 minutos. Com vantagem numérica de jogadores, o Internacional empurrou o Brasil sobre a sua própria área de defesa e criou chances para alargar o escore. Aos 37, Anselmo bateu contra Seijas e caiu. O volante não teve mais condição de continuar no jogo e deu lugar a Charles.
Colorado toma susto no começo do segundo tempo
O Internacional retornou lento para o segundo período e o Brasil, ao contrário, tinha sede de empate, que esteve bem perto de acontecer aos 8 minutos. Após cobrança de falta da direita do ataque rubro-negro, Danilo Fernandes cortou mal de soco e Leandro Camilo bateu de primeiro, mas sobre a meta. Logo depois, Antônio Carlos Zago procurou dar mais ofensividade ao Colorado e retirou o meia venezuelano Seijas, apagado no jogo, para o ingresso do centroavante Aylon, autor do gol na estreia no Gauchão 2017.
Publicidade
O time da casa voltou a ser melhor na partida, ocupando mais o campo ofensivo. Aos 17 minutos, em jogada trabalhada da esquerda para a direita, o lateral Júnio, buscado no time B e de bom aproveitamento neste jogo, cruzou da direita e o Éder Sciola se atirou de cabeça para mandar a bola a escanteio, mas dando um susto no time xavante. Logo depois, aos 21, o volante Charles, que ingressou muito bem no lugar de Anselmo ainda no primeiro tempo, chamou o apoio de Uendel na ponta esquerda. O lateral cruzou para o meia da área e Evaldo afastou o perigo com um chutão para o lado.
A resposta do Brasil, aos 24, em chute de longe de Nem parou na defesa segura de Danilo Fernandes. Na sequência, o Inter chegou com força na área mais uma vez. Andrigo escorou na linha de fundo para a chegada de Brenner, que bateu prensado com a defesa e desperdiçou a chance de ampliar. Aos 28, Charles tabelou com Nico López no perímetro da meia-lua e passou na esquerda para Andrigo chutar de primeira e acertar a trave.
O Xavante acordou de novo aos 34 minutos. Marcinho puxou o contragolpe pela ponta direita e cruzou para o meia da área, onde Uendel foi melhor e evitou a conclusão de Juninho e Marlon, que estavam no lance. Três minutos depois, o time e a torcida do Colorado pediram pênalti de Carlos Eduardo sobre Nico López, mas o árbitro Célio Amorim não concordou e mandou o jogo seguir. O duelo esfriou nos minutos finais e terminou com vitória do Inter por 2 a 1.
Publicidade
COPA DA PRIMEIRA LIGA 2017
INTERNACIONAL 2 a 1 BRASIL-PEL
Data e hora: 1º de fevereiro, quarta-feira, 19h30
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Cartões amarelos: Seijas, Nico López e Aylon (Internacional); Eduardo Martini e Nem (Brasil-PEL)
Cartão vermelho: Eduardo Martini (Brasil-PEL)
Gols: Internacional – Nico López (11/1ºT) e Brenner (17/1ºT); Brasil-PEL – Bruno Lopes (25/1ºT)
Publicidade
INTERNACIONAL
Danilo Fernandes; Júnio, Paulão, Klaus e Uendel; Rodrigo Dourado, Anselmo (Charles), Seijas (Aylon) e Andrigo; Brenner (Roberson) e Nico López
Técnico: Antônio Carlos Zago
BRASIL-PEL
Eduardo Martini, Éder Sciola, Evaldo (Aloísio), Leandro Camilo e Marlon; Leandro Leite, João Afonso, Nem e Juninho; Bruno Lopes (Marcinho) e Rennan Oliveira (Carlos Eduardo)
Técnico: Rogério Zimmermann