A assinatura de um protocolo para exportação de carne brasileira para a China foi um dos saldos da missão ao país asiático, encerrada nessa sexta-feira, 14. Integrante da comitiva como presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, o deputado Heitor Schuch (PSB) destacou o êxito da viagem. No total foram firmados 15 acordos, entre comerciais e de parceria entre os dois governos, fora os acertados entre empresas brasileiras e chinesas.
Os termos tratam principalmente de cooperação para desenvolvimento de tecnologias, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e ampliação das relações comerciais. Um dos acordos traz um protocolo que deve ser seguido pelos frigoríficos brasileiros para exportação de carne para a China. O Brasil é o maior fornecedor de carne bovina ao país. O documento também traz obrigações do governo brasileiro para fiscalização das medidas.
LEIA TAMBÉM: Entenda como funciona importação por pessoas físicas
Publicidade
Os valores de exportação de carne bovina do Brasil para a China em 2022 chegaram a US$ 7,95 bilhões, o que corresponde a 67% de todo o volume da proteína animal vendida para o mundo e que, a partir de agora, poderá crescer ainda mais. “O mercado chinês é estratégico para o agronegócio, não só na carne, mas também em grãos e tabaco, além de serem fornecedores de insumos, equipamentos e tecnologias. Então é uma parceria que precisa ser alimentada”, afirma Schuch.
Outros acordos assinados na viagem preveem um plano de cooperação espacial entre os dois países, até 2032, e o lançamento do sétimo satélite na parceria entre Brasil e China, o CBERS-6.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!