Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

imigração

Missa em idioma alemão é celebrada na Catedral

Foto: Rafaelly Machado

Celebração em alemão foi coordenada pelo padre Érico Hammes, que já viveu na Alemanha e é professor emérito da PUC-RS

A missa das 17 horas do último sábado, 31, na Catedral São João Batista teve um diferencial. Ela foi toda celebrada no idioma alemão, atendendo ao pedido da comissão das comemorações dos 200 anos de imigração germânica no Brasil e 175 anos em Santa Cruz do Sul.

“Nós atendemos a um pedido da comissão, que solicitou a cada paróquia a realização de um momento de referência à data. Escolhemos o 31 de agosto para marcar o legado dos antepassados, sobretudo a fé”, destacou o pároco Rodrigo Eduardo Hilleshein. Assim, os fiéis que costumam acompanhar as atividades da Catedral foram orientados de que esse encontro seria em idioma diferente do tradicional.

LEIA TAMBÉM: Jazz and Blues leva grande público à Praça da Cultura

Publicidade

A celebração foi coordenada pelo padre Érico Hammes, que ministra Teologia e é professor emérito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre. Comandar os ritos tradicionais de uma missa, no idioma dos imigrantes foi tranquilo para ele, pois já viveu na Alemanha. Apesar de diferenciada, a cerimônia não é uma novidade na programação de Santa Cruz do Sul. Hilleshein conta que eram realizadas em vinculação à Oktoberfest, mas nos últimos anos passou a ser um evento ecumênico no Parque.

Além do idioma, que foi enaltecido com o forte tom dos integrantes do Coral Cruzeiro do Sul, de Boa Vista, o público acompanhou o momento de referência às heranças deixadas pelos imigrantes. Foram levados ao altar da Catedral itens para simbolizar o trabalho, a religiosidade e a educação: a foice, a Bíblia em alemão e livros.

LEIA TAMBÉM: Candeeiro da Amizade garante vaga na final da Força A do Enart

Publicidade

Foi momento de reforçar a fé e de incrementar a cultura para as pessoas, que costumam participar das missas. Para alguns, como o casal Romário Ther, de 88 anos, e Mercedes Ther, de 85, foi a chance de reviver as cerimônias em alemão. “Nó acompanhávamos as missas em alemão. Fiz questão de vir, com minha senhora, para reviver esse momento”, contou.

O casal Mercedes e Romário Ther fez questão de reviver as missas no idioma alemão | Foto: Rafaelly Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.