Com um gol nos acréscimos, em pênalti cobrado por Lucas Silva, o Grêmio largou em vantagem na final do Gauchão 2022, contra o Ypiranga, vencendo por 1 a 0. O jogo de ida da grande decisão foi disputado no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, na tarde deste sábado, 26. Com a vitória, o Tricolor pode até empatar no jogo de volta, na semana que vem, para levantar o pentacampeonato gaúcho. Já o Ypiranga precisa vencer por dois gols de diferença para conquistar o título inédito, ou ganhar por um gol de diferença para levar a decisão para as cobranças de pênaltis.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio mandou no jogo na primeira etapa. Foram onze finalizações do Tricolor contra apenas uma do Ypiranga. Campaz foi o destaque no ataque do Grêmio. O jogador se movimentou pelos dois lados do campo e deu muito trabalho à defesa Canarinho. Aos seis minutos, Campaz lançou Elias na área, que dominou e chutou sobre o goleiro Edson. Aos dez, Campaz carimbou a trave ao receber de Bitello na área, e tocou no travessão ao tentar encobrir o goleiro.
Publicidade
O goleiro do Ypiranga teve trabalho na primeira etapa. Aos 18, ele defendeu mais uma finalização de Elias, que chutou colocado de dentro da área. Aos 23, Elias tentou novamente em chute rasteiro, que o goleiro espalmou para escanteio. O ataque Tricolor insistia pelo primeiro gol. Bitello chutou com perigo aos 26, a bola desviou na defesa e saiu por escanteio.
O Ypiranga chegou com perigo aos 36, quando Erick passou pela marcação pelo lado esquerdo e cruzou para Hugo na área, mas Geromel chegou antes do atacante e tocou para escanteio de cabeça.
Villasanti apareceu na área aos 37 minutos após cruzamento de Elias. O paraguaio raspou de cabeça na bola e ela saiu muito perto da trave. O Grêmio chegou mais perto de abrir o placar com Campaz, aos 41. Ele recebeu de Diogo Barbosa e chutou alto, a bola tocou no travessão e depois na trave esquerda do gol do Ypiranga e ficou nas mãos do goleiro, em uma primeira etapa onde praticamente só o Tricolor insistiu, mas não conseguiu abrir o placar.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O Ypiranga avançou seu time e foi melhor na segunda etapa, com mais finalizações ao gol do Tricolor.
O Grêmio teve chance aos sete minutos, com Elias, que recebeu na esquerda e bateu forte, para a defesa em dois tempos do goleiro do Ypiranga. Depois disso, o ataque do time da casa começou a aparecer na partida. Aos 18, o time Canarinho quase abriu o placar em chute do volante Falcão. Ele recebeu fora da área, de frente pro gol, e desferiu uma bomba contra a meta de Brenno. O chute explodiu no travessão, e ainda voltou na direção do atacante Hugo, que finalizou mais uma vez em direção ao gol, mas Brenno fez milagre para evitar o primeiro gol da tarde. Falcão chutou de fora mais uma vez aos 29, mas a bola saiu muito alta, direto pra fora.
Publicidade
O bom momento do Ypiranga na partida levou o técnico Roger a mudar a equipe gremista: Janderson e Gabriel Silva substituíram Elias e Campaz. Vini Paulista e Churín foram para o jogo logo em seguida, no lugar de Bitello e Diego Souza.
Aos 42, Churín recebeu um cruzamento na área e finalizou, mas o chute foi sob marcação de Guilherme Amorim, que entrou na segunda etapa. A bola bateu no defensor e saiu da área e a jogada prosseguiu. Alertado pelo VAR, o árbitro Anderson Daronco reviu a jogada, que mostrou um chute do defensor sobre Churín no momento da finalização, e depois a bola ainda bateu na mão de Amorim. Pênalti assinalado aos 44 do segundo tempo, que Lucas Silva cobrou aos 47, apos muita reclamação do Ypiranga, para fazer o 1 a 0 para o Grêmio, placar que dá a vantagem do empate para o Tricolor no jogo de volta, que ocorre no próximo sábado, 16h30, a Arena.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2022 – FINAL – JOGO 1
YPIRANGA X GRÊMIO
Local: Estádio Colosso da Lagoa, Erechim-RS
Data e horário: 26/03, 16h30
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Maíra Mastella Moreira
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)
Cartão amarelo: Bruno Bispo, Gabriel , Edson (Ypiranga); Bitello, Geromel (Grêmio)
Gol: Lucas Silva, aos 47min/2ºT (Grêmio)
YPIRANGA
Edson; Gedeílson (Guilherme Amorim), Carlos Alexandre, Bruno Bispo, Diego Porfírio; Lorran (Robson), Falcão, Marcelinho (Jefferson), Erick e Luiz Felipe (Cesinha); Hugo Almeida (Gabriel).
Técnico: Luizinho Vieira
Publicidade
GRÊMIO
Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva, Bitello (Vini Paulista), Campaz (Gabriel Silva) e Elias (Janderson); Diego Souza (Churín).
Técnico: Roger Machado
LEIA MAIS: Galo perde amistoso contra o Esportivo
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.