Categories: Esportes

Avenida vence o VEC e está a dois jogos da elite do Gauchão

O Avenida está a dois jogos da classificação para a elite do futebol gaúcho. O Periquito venceu o Veranópolis na casa do adversário na tarde deste sábado, 30, com um gol de pênalti de Alexandre, e agora aguarda o confronto entre Guarany de Bagé e Brasil de Farroupilha para saber quem será o adversário na fase semifinal do Gauchão A2.

A partida foi uma verdadeira batalha, recheada de polêmicas. O Avenida reclamou de foguetório em frente ao seu hotel na madrugada anterior ao jogo, e o ônibus do time foi apedrejado ao chegar no Estádio Antônio David Farina, segundo relatos de jogadores e membros da comissão técnica. Em campo, uma partida dura, mas o Avenida mais uma vez se saiu melhor e marcou o gol que lhe dá a possibilidade de chegar na primeira divisão do Gauchão caso passe para a final da Série A2.


PRIMEIRO TEMPO

Publicidade

O Veranópolis chegou com perigo aos quatro minutos. Wallacer cruzou e Matheus cabeceou na pequena área. A bola ia entrando mas Rodrigo voou para tirar quase sobre a linha e fazer uma grande defesa logo no início da partida.

O jogo era tenso, com muitas paralisações por faltas, discussões entre os jogadores e reclamações com a arbitragem. O time da casa teve mais chances no ataque na primeira etapa. Aos 27, o atacante do VEC, Junior Mandacaru, finalizou na área de perna direita após bela jogada do lateral Duda. A bola explodiu no peito do zagueiro do Avenida e saiu pela linha de fundo.

Henrique Ávila chutou para o gol do Veranópolis aos 33 minutos, de fora da área. A conclusão foi fraca, no meio do gol. O Periquito tinha dificuldades em armar as jogadas.

Publicidade

Rodrigo fez sua segunda grande defesa na primeira etapa aos 43 minutos, quando o Veranópolis chegou com perigo com Junior Mandacaru. Ele foi lançado pela direita e invadiu a área, mas o goleiro avenidense saiu do gol e fechou o ângulo, e o chute bateu em seu corpo antes de deixar a área.

A arbitragem já marcava seis minutos de acréscimos, quando o Avenida conseguiu encaixar sua primeira boa jogada pelo meio. Moisés Baiano lançou Alexandre na área em velocidade, e o goleiro Anderson saiu nos pés de Alexandre, derrubando o atacante. Pênalti marcado para o Avenida que o próprio Alexandre cobrou com maestria, de canhota, no ângulo direito, para abrir o placar no final da primeira etapa. (Confira a narração do gol abaixo, no link)

O primeiro tempo acabou com reclamação do VEC em campo e confusão nas arquibancadas. A torcida do Avenida reclamou de falta de segurança no Estádio Antônio David Farina. No segundo tempo, a Brigada Militar entrou nas arquibancadas para retirar torcedores do Veranópolis no estádio.

Publicidade

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, o time da casa fez a pressão de quem precisava do placar para se classificar. O empate levava a decisão para pênaltis. Apesar de atacado, o Avenida mais uma vez mostrou que tem uma das melhores defesas da competição, e o Periquito não passou por grandes sustos no segundo tempo. Em uma das melhores chances, o meia Tom acertou a trave direita do Avenida aos 12 minutos.

Alexandre quase ampliou para o Avenida aos 19 minutos, após Tito cruzar da esquerda para o meio. De canhota, Alexandre soltou a bomba, que parou no goleiro Anderson, do Veranópolis.

Publicidade

O zagueiros, Luis e Henrique e Marcão, seguiam afastando bolas levantadas para a área do Periquito. Aos 23, Marcão tirou com categoria a bola de Wallacer na área do Avenida, e o VEC reclamou pênalti, mas o árbitro Roger Goulart estava no lance e mandou seguir.

Aos 32, o Veranópolis perdeu mais uma chance de empatar, e a bola mais uma vez ficou na trave. Matheus cruzou da direita e Wallacer desviou de cabeça pra trás. A bola passou pela defesa e beijou o poste direito do gol antes de sair.

Aos 42, o Veranópolis reclamou de pênalti mais uma vez, após cruzamento da direita e corte de Totto na área. Jogadores do time da casa reclamaram bola na mão, que não ocorreu.

Publicidade

O jogo foi até os 49 minutos. E ao final, muita confusão entre os jogadores, com troca de socos no gramado e entrada da Brigada Militar.

O Avenida espera o vencedor do confronto entre Guarany de Bagé e Brasil de Farroupilha. A primeira partida terminou 1 a 0 para o Brasil, mas o Guarany entrou na justiça contra a arbitragem do jogo, e o placar ainda não foi homologado na Federação Gaúcha de Futebol. A equipe de Bagé alega interferência externa na expulsão do jogador Welder, do Guarany, e o caso será julgado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) dia 4 de novembro.

Confusão durante a comemoração no gramado

Dirigentes do Avenida reclamaram dos problemas em campo após a partida em Veranópolis, vencida pelo Periquito por 1 a 0. Após o apito final houve briga no gramado, e o técnico Márcio Nunes, do Avenida, relatou ter sido agredido com um soco pelo jogador Vacaria, do time da casa. O treinador, que neste sábado, 30, acompanhou a partida das arquibancadas em virtude da expulsão no jogo de ida, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz, acessou o campo após o jogo e acabou no meio da confusão.

“O presidente (do Veranópolis) veio aqui ofender o Guilherme (diretor de futebol do Avenida), e o Jair (presidente do Avenida). Nós estávamos só apartando a briga, só que o Vacaria é um covarde, é mau jogador, ele quebra a bola, ele veio por trás e me deu um soco no rosto. Ele é um covarde, isso eu não admito”, disse o treinador ao microfone da Rádio Gazeta após o jogo.

O presidente do Periquito, Jair Eich, ressaltou a classificação à semifinal, e a possibilidade de subir o Avenida para a elite do futebol gaúcho pela quinta vez em sete anos no comando do clube. O dirigente destacou que seu time foi superior em campo e mereceu a vaga na próxima fase da Série A2.

“O que vale mesmo é dentro das quatro linhas. Eu creio que não ficou dúvida nesses 180 minutos diante do Veranópolis, que é um grande adversário. O Avenida foi melhor, na nossa humilde maneira de ver o futebol. O grupo está de parabéns, junto com a comissão técnica, que foi perfeita na preparação, não levando pro grupo os acontecimentos externos”. O Presidente do Avenida relatou que aguarda uma decisão rápida do tribunal para o caso da partida de ida entre Guarany de Bagé e Brasil de Farroupilha, vencida pelo Brasil. O Avenida acredita que a primeira partida das semifinais pode ocorrer já no próximo final de semana.

FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO A2 – SEGUNDA FASE
VERANÓPOLIS 0X1 AVENIDA

Local: Estádio Antônio David Farina, Veranópolis-RS
Data e hora: Sábado,30/10 , 16h
Arbitragem: Roger Goulart, auxiliado por Mauricio Coelho SIlva Penna e Tiago Augusto Kappes Diel
Quarto árbitro: Joseph Lopes
Cartões amarelos: Pedalada (Veranópolis); Lucas Lopes, Moisés Baiano, Totto (Avenida)
Gol: Alexandre, aos 52min/1ºT (Avenida)

VERANÓPOLIS
Anderson; Duda (Pedalada), Cleiton, Douglas (Jonathan) e Dalpian (Nicolas); Vacaria (Sapeca), Elias, Tom e Wallacer; Jr. Mandacaru e Matheus
Técnico: Cristian de Souza

AVENIDA
Rodrigo; Lucas Lopes, Luis Henrique, Marcão e Henrique Ávila (Willian Gaúcho); Totto, Moisés Baiano (Roger) e Alexandre (Anderson Feijão); Dandan (Tito), Laion e Vinícius (Juliano)
Técnico: Márcio Nunes

https://api.soundcloud.com/tracks/1150972534
TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.