O Avenida está a dois jogos da Série A do Gauchão. Após uma decisão emocionante em Veranópolis na noite desta segunda-feira, 27, onde o Periquito foi superado por 1 a 0 e levou o jogo para os pênaltis, o Avenida venceu por 6 a 5 nas penalidades e está classificado para a semifinal para pegar o Passo Fundo.
Após vencer em casa o jogo de ida, no jogo de volta, no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis, o Avenida perdeu no tempo normal por 1 a 0, gol de Alex na primeira etapa. No segundo tempo, o Periquito fez uma grande apresentação, e por pouco não fez o gol que garantiria o empate e a classificação. Mas o grupo do Avenida fez bonito nas penalidades máximas, e comemorou uma merecida classificação em Veranópolis.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
Sem o volante Totto, que sentiu lesão antes do jogo, o Avenida entrou em campo com três zagueiros. Matheus ganhou lugar no time pelo lado esquerdo. O Periquito quase saiu na frente, na primeira jogada do primeiro tempo. Lucas Lopes chegou na linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro, mas Arisson, que chegava no meio da área, não alcançou a bola.
Após o susto inicial, o Veranópolis tomou conta das jogadas ofensivas e criou várias chances de gol. Após 19 minutos de pressão, o time da casa abriu o placar com Alex. Após cruzamento da direita, a defesa do Avenida não conseguiu afastar e a bola sobrou para o lateral Caxambu, no lado esquerdo. Ele cruzou rasteiro, a bola desviou em Mateus Santana e sobrou para Alex completar de pé direito na pequena área e abrir o placar.
Rodrigo impediu o Avenida de sofrer o segundo gol, aos 22. Após escanteio da direita, a bola foi desviada para o meio da área e Tom apareceu livre pra chutar pelo lado esquerdo, mas Rodrigo fez um milagre e evitou o gol.
Publicidade
Após um começo ruim, o Periquito melhorou na reta final da primeira etapa. Carrilho fez uma grande jogada aos 41 e quase marcou um golaço: ele se livrou de quatro marcadores e invadiu a área, mas o goleiro Prezzi defendeu o chute à queima-roupa.
SEGUNDO TEMPO
O Avenida dominou o início do segundo tempo, e Arisson arriscou chute perigoso logo no primeiro minuto, que o goleiro do Veranópolis espalmou e a defesa tirou da área.
Publicidade
O time da casa praticamente não teve chances de gol no segundo tempo. O técnico Márcio Nunes começou a mudar o time ainda no intervalo, com a entrada de Xandy no lugar de Raphael. O Avenida era melhor, mas faltava o gol de empate, que daria a vaga. Para buscar o gol, Léo Bahia entrou aos 31, saiu Dandan. Alexandre e Fernando entraram aos 42, Arisson e Matheus deixaram o campo.
O Veranópolis tentou uma pressão no final, mas a defesa do Avenida foi sólida durante todo o jogo, e levou o resultado até o final, para a disputa de pênaltis.
Alexandre, Micael, Xandy, Léo Santos e Tadeu fizeram os cinco gols da primeira série do Avenida. O VEC também acertou todos os cinco, com Bovi, Tom, Escobar, Mateus Santana e Garraty, e as cobranças foram para a série de alternadas.
Publicidade
Léo Bahia perdeu para o Avenida a sexta cobrança, e o time da casa teve a chance de marcar o gol e se classificar. Mas Marquinhos acertou a trave na sexta cobrança do Veranópolis. Jhonata marcou o sexto gol do Avenida, e Rodrigo garantiu a classificação do Avenida, ao defender a cobrança de Cristian. Placar final das penalidades: 6 a 5 para o alviverde, e muita festa da torcida do Avenida que compareceu ao Antônio David Farina.
O Avenida agora enfrenta o Passo Fundo em dois confrontos. O primeiro jogo é domingo, dia 3/07, no Vermelhão da Serra, em Passo Fundo, e a decisão será nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO A2 – QUARTAS DE FINAIS
VERANÓPOLIS (5)1X0(6) AVENIDA
Local: Antônio David Farina, Veranópolis-RS
Data e Hora: 27/06, 19h
Arbitragem: Erico Andrade de Carvalho, auxiliado por Claiton Timm e Daniel Gomes Fraga
Cartão amarelo: Escobar (Veranópolis) Dandan, Matheus, Fernando (Avenida)
Gol: Alex, aos 19min/1ºT (Veranópolis)
Publicidade
AVENIDA
Rodrigo; Lucas Lopes, Micael, Léo Santos, Jhonata, Matheus (Fernando), Carrilho, Raphael (Xandy), Arisson (Alexandre), Dandan (Leo Bahia) e Tadeu.
Técnico: Marcio Nunes
VERANÓPOLIS
Prezzi; Bozzi, Milanez, Lombardi, Caxambu; Escobar, Mateus Santana, Garraty, Roger (Marquinhos), Tom e Alex (Cristian);
Técnico: Cristian de Souza