O Futebol Clube Santa Cruz manteve a liderança do Grupo B do Gauchão A2 na noite desta quarta-feira, 1º, no Estádio dos Plátanos, com uma vitória de 2 a 1 sobre o Pelotas, pela 11ª rodada.
O Galo perdeu o centroavante Gabriel Rosseto, expulso no fim do primeiro tempo. O time do Pelotas saiu na frente com um gol de Gustavo Sapeka na segunda etapa, mas o Galo mostrou força e qualidade para colocar a bola no chão e virar o placar, que lhe rendeu quatro pontos de vantagem para o segundo colocado do Grupo B, o Lajeadense, que ficou no empate com o Inter de Santa Maria na rodada. O Inter é o próximo adversário do time alvinegro. O time de Santa Maria vem aos Plátanos no sábado, dia 5, na 12ª rodada.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
Os minutos iniciais foram de jogo truncado, com muitas faltas e discussões entre os jogadores. Aos poucos, o time do técnico Wiliam Campos conseguiu colocar a bola no chão e armar suas jogadas, na noite gelada do Estádio dos Plátanos.
Foram poucas as chances de gol, mas o Galo esteve mais perto de sair na frente, com duas grandes oportunidades. Aos 20 minutos, o atacante Gabriel dominou na área após cobrança de lateral pela direita, girou sobre a marcação e bateu por cima do gol.
Aos 25, o Galo teve a sua segunda boa chance de abrir o placar na primeira etapa. Gabriel fez jogada pela direita e cruzou rasteiro. Laion apareceu em velocidade na área, ganhou da marcação, mas chutou por cima do travessão.
Publicidade
A defesa do Galo foi pouco exigida na primeira etapa. Mas o time da casa teve um grande prejuízo na partida, quando o atacante Gabriel recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, no final do primeiro tempo.
Em uma saída de bola na defesa do Pelotas, aos 46 minutos, Gabriel apertou a marcação e deu um carrinho, acertando o atleta do Lobão. Como já havia recebido cartão amarelo aos 14 minutos, o Santa Cruz ficou com um jogador à menos em campo.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
Os dois times mudaram no intervalo: o técnico WIliam Campos sacou o estreante Leandro Canhoto no meio de campo, para a entrada de Rafinha. Já no Pelotas, Itaqui, que tinha cartão amarelo, saiu para a entrada de Eliomar.
Com um jogador a mais, o Pelotas conseguiu avançar e ser mais perigoso na segunda etapa. Aos 11 minutos, em jogada pelo lado direito do ataque do Pelotas, Jarro cruzou rasteiro e Gustavo Sapeka se atirou na bola no segundo poste para tocar para o fundo do gol quase sobre a linha. O Pelotas abria o placar nos Plátanos, e o resultado tirava o Galo da liderança do Grupo B.
Mesmo em desvantagem, no placar e no número de jogadores em campo, o Santa Cruz dominava a posse de bola e jogava de forma organizada, mas o Pelotas se fechava bem. Laion arriscou chutes de fora da área para o Galo, mas o Santa Cruz tinha dificuldades em chegar na área.
Publicidade
O jogo se encaminhava para uma vitória do Pelotas, mas o time do Santa Cruz foi persistente e seguiu marcando o adversário em seu campo de defesa, pressionando para buscar o empate, que veio aos 37 minutos.
Em um cruzamento da direita, o goleiro Luiz Henrique, do Pelotas, saiu mal do gol e, ao tentar afastar, tocou a bola para o meio da área. A bola se apresentou para Rafinha, que soltou a bomba na área para empatar para o Galo.
Após o empate, o técnico William Campos tirou o atacante Wallan Luan para reforçar a defesa com o zagueiro Kevlin. O Galo seguia jogando com qualidade, tocando a bola e buscando o ataque. Em uma falha da zaga do Pelotas, Thomaz, que entrou no segundo tempo no lugar de Ben-Hur, marcou o gol da virada.
Publicidade
Aos 42, em uma jogada aparentemente sem perigo, o zagueiro Kanu, do Pelotas, foi matar no peito a bola e acabou perdendo o domínio. Rafinha dominou na área e cruzou da linha de fundo pela esquerda. Thomaz só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes e decretar a vitória do Santa Cruz.
O Galo, que estava perdendo a liderança com a derrota, abriu quatro pontos do segundo colocado, o Lajeadense, que empatou com o Inter de Santa Maria em 1 a 1 no Presidente Vargas nesta quarta-feira, 1º.
O Santa Cruz é líder com 22 pontos, o Lajeadense é segundo com 18, mesma pontuação do Pelotas, em terceiro. O Avenida fecha o G-4, com 17 pontos, na 4ª posição. O Inter-SM é o primeiro fora da zona de classificação, com 14 pontos, em quinto.
Na próxima rodada, o Galo defende em casa a liderança contra o Inter-SM. O jogo está marcado para sábado, 4, 15 horas, nos Plátanos. O Pelotas busca a reabilitação em casa, contra o Avenida, no domingo, 5, 15 horas, na Boca do Lobo.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO A2 – 11ª RODADA – GRUPO B
SANTA CRUZ 2 x 1 PELOTAS
Local: Estádio dos Plátanos, Santa Cruz do Sul-RS
Data e hora: 1º/06, 20 horas
Arbitragem: Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo, auxiliado por Cassio Pires Dornelles e Maicon Rossano Marques dos Santos
Cartões amarelos: Gabriel Rossetto, Itaqui, Thomaz, Pablo e Roger Bastos (Santa Cruz); Itaqui, Igor Silva, Darlã, Luiz Henrique, Caíque e Cambuci (Pelotas)
Cartão vermelho: Gabriel (Santa Cruz)
Gols: Rafinha, aos 37min/2º e Thomaz, aos 42min/2º (Santa Cruz); Gustavo Sapeka, aos 11min/2º (Pelotas)
SANTA CRUZ
Pablo; Itaqui, Diego Rocha, Diego Macedo e Roger; Ben-Hur (Thomaz), Jeffinho, Laion (Luis Henrique), Wallan Luan (Kevlin) e Leandro Canhoto (Rafinha); Gabriel Rossetto
Técnico: Wiliam Campos
PELOTAS
Luiz Henrique; Paulo, Cambuci, Léo Kanu e Otávio; Igor Silva (Jardel), Darlã (Giovane), Gustavo Sapeka (João Vitor), Jarro e Itaqui (Eliomar); Caíque
Técnico: Antonio Picoli
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!