O Futebol Clube Santa Cruz está garantido na próxima fase da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho como primeiro colocado do Grupo C, com uma rodada de antecedência.
A equipe carijó goleou o Nova Prata por 4 a 0 jogando no Estádio Antônio Davi Farina, em Veranópolis, pela nona e penúltima rodada da primeira fase da competição. Os gols foram marcados por Laion e Nena, no primeiro tempo, e Diego Rocha e Pepeto na etapa complementar.
O Santa Cruz agora caminha para uma sequência de quatro jogos em pouco mais de uma semana. Na quinta-feira, 3, fecha a fase de classificação da Segunda Divisão contra o Novo Horizonte. Domingo, 6, o Galo joga a Recopa Gaúcha, na Arena, contra o Grêmio, e na quarta-feira, 9, e no sábado, 14, joga o mata-mata da segunda fase, com adversário ainda a definir. O confronto do Galo será contra o segundo melhor terceiro colocado classificado para a próxima fase, podendo ser Elite ou TAC, ambos do Grupo A ou o Novo Horizonte, do Grupo C.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
O Santa Cruz começou dominando as ações ofensivas na partida. A equipe do Nova Prata conseguiu uma boa postura defensiva por quase todo o primeiro tempo. O trio de ataque do Santa Cruz, com Laion, Fogaça e Nena, auxiliado pelo meia Chiquinho e os velozes laterais, Otávio, pela esquerda, e Marlon, pela direita, criava chances mas não conseguia vencer o goleiro do Nova Prata.
Depois dos 30 minutos de jogo, o Santa Cruz começou a se aproximar do gol. Aos 37, o goleiro do Nova Prata espalmou um chute perigoso do lateral Otávio, que invadiu a área pela esquerda. Na sequência do lance, o Santa Cruz cobrou escanteio, e em meio a uma confusão de jogadores a bola foi cabeceada em direção ao gol, mas encontrou um braço de um defensor do Nova Prata no caminho. A equipe do Santa Cruz pediu pênalti mas a arbitragem mandou seguir.
Publicidade
Aos 40, após mais um escanteio da direita, o zagueiro Kévlin cabeceou na área e a bola passou do goleiro Cassiano, mas o zagueiro Diego Miguel impediu o gol do Galo quase sobre a linha do gol.
A pressão do Santa Cruz crescia, até que aos 42 minutos o volante David roubou uma bola na área do Nova Prata, e foi derrubado com um carrinho do zagueiro na pequena área. Pênalti marcado para o alvinegro, e Laion cobrou com força no canto esquerdo para abrir o placar aos 44 minutos.
Três minutos depois o Santa Cruz ampliou com Nena. O centroavante recebeu um passe na medida na grande área e chutou rasteiro, de perna direita, para vencer o goleiro e fazer o 2 a 0 na última jogada da primeira etapa.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Santa Cruz seguiu buscando o gol. Otávio chutou por cima aos quatro minutos. Aos oito, o Galo ampliou o placar após escanteio da direita. O zagueiro Diego Rocha subiu para fazer de cabeça o terceiro gol.
Aos 15, Fogaça quase marcou o quarto ao ser lançado na área pela esquerda e chutar na saída do goleiro Cassiano, que fez boa defesa e tocou para escanteio. Juliano Fogaça, um dos goleadores do time, desta vez não marcou. Ele teve boas chances no segundo tempo, aos 15, quando ficou no goleiro Cassiano, que fez boa defesa ao sair do gol, e aos 20, quando chutou por cima do gol na entrada da área.
Publicidade
O técnico William Campos aproveitou para mandar à campo o atacante Pepeto, aos 27 minutos, que fez dois gols no jogo contra o União Harmonia. A equipe do Galo empilhava chances de gol, até que aos 42, Pepeto mandou uma bomba da entrada da área, pelo lado esquerdo. A bola passou sem chances para o goleiro, e finalizou a goleada de 4 a 0 no Estádio Antônio Davi Farina, em Veranópolis. Ainda entraram na segunda etapa o volante Leylon, no lugar de David, o zagueiro Felipe, que substituiu Diego Rocha, Ramon, no lugar do lateral Marlon, e o atacante Robinho, no lugar de Nena.
O Santa Cruz chega a 19 pontos, a melhor campanha geral na competição. No Grupo C, o Galo já confirma a liderança da chave mesmo com um jogo ainda a fazer pela fase de classificação. O segundo colocado, Sapucaiense, que nesta segunda, 31, venceu o Novo Horizonte fora de casa por 3 a 1, chegou a 17 pontos e terminou sua participação na fase classificatória. Em terceiro lugar, com 11 pontos, está o Novo Horizonte, também já garantido na próxima fase.
Elite, TAC ou Novo Horizonte no caminho do Galo
Publicidade
Classificado como líder do Grupo C, o regulamento prevê que no mata-mata das quartas de final o Galo enfrente o segundo melhor entre os terceiros colocados na primeira fase. Como o Novo Horizonte tem onze pontos no Grupo C, o adversário do alvinegro deve sair do Grupo A. No momento, o Três Passos (TAC), é terceiro colocado, com 9 pontos e com todos os jogos já realizados na primeira fase. Na quinta-feira, 3, o Elite, quarto colocado, também com 9 pontos, enfrenta o já eliminado Marau, lanterna da chave, e pode tomar a terceira posição do TAC.
Ainda existe a possibilidade do Elite, do Grupo A, vencer sua partida na última rodada e passar o Novo Horizonte, do Grupo C, na comparação entre os melhores terceiros colocados, evitando o confronto com o alvinegro. Se o Santa Cruz vencer o Novo Horizonte e o Elite vencer o Marau na próxima quinta-feira, o Elite chega a 12 pontos no Grupo A, enquanto o Novo Horizonte fica com 11 pontos no Grupo C, e fica como segundo melhor terceiro colocado, entrando no caminho do Santa Cruz na próxima fase.
O Galo se prepara para a próxima partida na quinta-feira, 3, contra o Novo Horizonte, pela última rodada da fase de classificação. Laion, que recebeu o terceiro amarelo no jogo desta segunda, 31, já é confirmado como desfalque. O jogo é às 15 horas, com acompanhamento do Portal Gaz e Rádio Gazeta.
FICHA TÉCNICA – CAMPEONATO GAÚCHO SEGUNDA DIVISÃO
GRUPO C – 9ª RODADA
NOVA PRATA 0x4 SANTA CRUZ
Local: Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis
Data: 31/05/2021, segunda-feira
Horário: 15 horas
Árbitro: Fábio Costa dos Santos
Assistentes: Diego Hennemann Hemmig e Ronei Zwirtes
Cartões amarelos: Henrique (Nova Prata); Laion (Santa Cruz)
Cartões vermelhos:
Gols: Laion, aos 44min/1ºT, Nena, aos 47min/1ºT, Diego Rocha, aos 8min/2ºT, Pepeto, aos 42min/2ºT
NOVA PRATA
Cassiano; Cezinha (Pedro Salah), Diego Miguel, André, Jaderson; Renan Oliveira, Henrique Melo, Diego Alemão, Jonatan, Luiz, Guto;
Técnico: Paulo Costa
SANTA CRUZ
Luiz Carlos; Ramon (Marlon), Diego Rocha (Felipe), Kévlin, Otávio; David (Leylon), Ben-Hur, Chiquinho (Pepeto), Laion, Fogaça, Nena (Robinho);
Técnico: William Campos