O Inter está fora da Libertadores. A equipe colorada foi eliminada nas penalidades, após empate sem gols com o Olimpia do Paraguai, que encara o Flamengo na próxima fase.
O Internacional pressionou o Olimpia no Beira-Rio, chegou a marcar um gol que foi anulado, perdeu pênalti, criou diversas oportunidades, mas não conseguiu furar a defesa paraguaia em Porto Alegre nesta quinta-feira, 22. A vaga nas quartas de final da Libertadores foi decidida nos pênaltis após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, mesmo placar do jogo de ida, disputado na semana anterior no Paraguai.
Nas penalidades, após quatro cobranças certas para cada lado, Thiago Galhardo isolou a quinta cobrança do time colorado e o capitão Derlis Ortiz marcou o último pênalti do time paraguaio. O Inter mais uma vez deixou a competição continental nas oitavas de final, como o ocorrido no ano anterior, quando saiu da competição após eliminação nos pênaltis para o Boca Júniors, da Argentina.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
Em um primeiro tempo movimentado, o Internacional começou com mais posse de bola e já havia perdido pelo menos quatro boas chances de abrir o placar antes dos 25 minutos. Na primeira oportunidade perdida, Yuri Alberto recebeu passe de Taison na área aos seis minutos. Ele dominou na direita e chutou no peito do goleiro Aguilar, do Olimpia. O Inter jogava em velocidade, e aos 15, após triangulação pelo meio, Heitor deu passe para Taison na área, que chegava entre os zagueiros. Ele completou direto pro gol e a bola saiu rasteira, pegando na rede, pelo lado de fora. Aos 19, Galhardo foi lançado cara a cara com o goleiro e chutou sobre o corpo de Aguilar, que saiu bem do gol, e o colorado perdia um gol feito. Já aos 22, foi a vez de Taison carimbar a trave direita do goleiro paraguaio após jogada pelo meio e chute colocado de canhota.
O Inter chegou a marcar aos 27 minutos com Taison, mas a arbitragem viu impedimento do ataque colorado. Gahardo foi lançado no campo de ataque e recebeu na esquerda, ele cruzou para Heitor, que chegava na área pelo outro lado para cruzar pro meio. Taison botou a bola de cabeça para a rede, mas o juiz deu impedimento de Thiago Galhardo no início do lance. Aos 30 minutos, o técnico Diego Aguirre teve de colocar Maurício na equipe, pois Patrick acusou um problema muscular e teve de ser substituído.
Publicidade
O Inter seguia atacando, e perdendo chances. Aos 32, Moisés cobrou uma falta na área e Thiago Galhardo cabeceou com força pro gol, mas a bola foi onde estava o goleiro, que espalmou. No rebote, Rodrigo Dourado tentou completar, mas chutou por cima das traves. Aos 39, Galhardo errou mais uma vez, após cruzamento de Moisés. O centroavante colorado dividiu com a defesa e a bola sobrou para ele na pequena área, mas a finalização foi pra fora. Na jogada seguinte, Yuri Alberto recebeu cruzamento de Maurício da direita para chutar mais uma vez para boa defesa do goleiro.
Após a primeira etapa, o Inter deixou o gramado lamentando as chances perdidas, enquanto o Olimpia não levou perigo ao gol do goleiro Daniel. Apesar da insistência, a equipe gaúcha teve pouca efetividade, e o placar de zero a zero seguia perigoso, pois um gol do time visitante obrigava a equipe da casa a marcar duas vezes para conseguir a vaga na próxima fase em virtude do saldo qualificado.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
No segundo tempo, o técnico do Olimpia, Sergio Ortemann, tirou o atacante Recalde para colocar Alejandro Silva, para povoar o meio de campo e evitar a pressão colorada. O Inter seguia com ampla posse de bola, mas falhava nas finalizações.
Thiago Galhardo perdeu nova oportunidade aos quatro minutos da segunda etapa, ao roubar uma bola da zaga na entrada da área. Mas ele se precipitou e chutou direto pro gol. Taison chegava ao seu lado na área, mas o chute pegou na rede pelo lado de fora.
O gol parecia que estava prestes a sair, e finalmente a torcida colorada comemorou aos 21 minutos, quando após um cruzamento na área do Olímpia o zagueiro Salazar acabou dividindo com Taison e derrubando o atacante. A arbitragem assinalou o pênalti, mas a noite não era do Inter. Batedor oficial do time, o volante Edenílson acabou perdendo a cobrança aos 26 minutos.
Publicidade
O erro colorado deu moral ao time visitante, que passou a atacar mais o Inter. Aos 29, Aguirre tirou Heitor do time para a entrada do meia Boschilia. O time gaúcho passou a ter menos a posse de bola, e o Olimpia se retraiu, aguardando o time do Inter e procurando uma oportunidade no contra-ataque. Edenílson foi postado na direita e o time perdeu em velocidade.
Aos 37, entraram Vinícius Mello e Palácios no Inter, para a saída de Yuri Alberto e Taison. Mas o Inter não teve o mesmo fôlego na reta final, e até permitiu ataques com perigo do time adversário. Sem conseguir marcar gols, a decisão foi para as cobranças de penalidades máximas.
E os jogadores capricharam nas cobranças, menos um: Thiago Galhardo perdeu a última batida do Inter, e isolou a bola por cima do gol quando as penalidades estavam em 4 a 4. Na cobrança final, Delis Ortiz foi competente e marcou o quinto, deixando o time do Inter de fora da Libertadores, e apenas com o Campeonato Brasileiro para jogar até o final do ano. A próxima partida do Inter é domingo, 25, pelo Campeonato Brasileiro, 18h15, contra o Athletico Paranaense.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA – OITAVAS DE FINAL
INTERNACIONAL (4) 0X0 (5) OLIMPIA
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 21/07/2021, terça-feira
Horário: 21h30
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Assistentes: Pablo Llarena e Alberto Ponte (URU)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Cartão amarelo: Victor Cuesta (Inter); Iván Torres (Olimpia)
INTERNACIONAL
Daniel; Heitor (Boschilia), Bruno Méndez, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado; Edenilson e Taison (Palácios); Patrick (Maurício), Yuri Alberto (Vinícius Mello) e Thiago Galhardo;
Técnico: Diego Aguirre
OLIMPIA
Aguilar; Zalazar, Salcedo, Alcaraz e Iván Torres; Ojeda, Ortiz, Orzusa (Walter Gonzáles e Derlis González; Recalde (Alejandro Silva) e Pitta
Técnico: Sergio Orteman
This website uses cookies.