O Internacional sofreu a segunda derrota seguida no Brasileirão, pela 34ª rodada da competição, e após ter sido derrotado pelo Cuiabá no meio da semana, na noite deste sábado, 20, perdeu por 2 a 1 para o Flamengo no Beira-Rio.
O Colorado sofreu dois gols no início da partida, com Gabigol e Andreas Pereira. Taison descontou ainda na primeira etapa, mas o placar ficou inalterado no segundo tempo.
Com a derrota, a equipe gaúcha permanece em sétimo, com 47 pontos, a três pontos do Corinthians, sexto colocado, o primeiro na zona de classificação à Libertadores. Caso haja vencedor no jogo de amanhã entre Fluminense e América Mineiro, o time gaúcho perde uma posição na tabela. Ambos os clubes possuem 45 pontos. O Internacional terá mais quatro jogos para tentar ingressar no G-6 e garantir a classificação para a Libertadores do ano que vem. O próximo jogo é contra o Fluminense, no Maracanã, adversário direto na classificação.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
Embalado pela final da Libertadores, que ocorre no próximo dia 27, quando o Flamengo enfrenta o Palmeiras, a equipe carioca começou o jogo voando no Beira-Rio, e em 11 minutos, praticamente resolveu a partida.
O Internacional entrou em campo com um jogo lento, esperando o Flamengo, no seu tradicional “jogo reativo”. Sem um centroavante de ofício, com a lesão de Yuri Alberto, o técnico Diego Aguirre optou por Palacios na frente, enquanto o atacante Matheus Cadorini, seu substituto natural, começou no banco.
Publicidade
No primeiro chute à gol, o Flamengo abriu o placar. O ataque iniciou na direita, e Gabigol recebeu a bola cruzada na entrada da área e chutou com força, no canto de Lomba, que nada pode fazer. O time visitante abria o placar a três minutos.
A primeira chance do Inter foi a cinco minutos, em uma cobrança de falta quase no escanteio, pelo lado esquerdo. O zagueiro Bruno Méndez cabeceou na área, mas a bola saiu por cima do gol do Flamengo.
Aos 10, o Flamengo ampliou com um golaço de Andreas Pereira. Em contra-ataque, Everton Ribeiro deu um toque por cima da defesa na entrada da área, e Andreas Pereira entrou em velocidade, pegou de primeira e meteu uma bomba para ampliar para 2 a 0.
Publicidade
O jogo corria em velocidade. Aos 16, o Inter perdeu mais uma chance com Taison, que desviou o cruzamento da esquerda na segunda trave, e o goleiro Diego Alves defendeu. Aos 21, Patrick cruzou da esquerda para o meio da área e Palácios desviou, mas o goleiro Diego Alves mostrou grande reflexo e evitou o gol.
O Flamengo teve chances de ampliar ainda na primeira etapa. Aos 24, em mais um contra-ataque, Gabigol recebeu na área na cara de Marcelo Lomba, mas chutou pra fora.
O Internacional acelerou a partida, e dava chances de contragolpe para o adversário. E aos 39, o Flamengo quase ampliou o placar com Gabigol, que tentou a finalização na pequena área e acabou perdendo a bola para a defesa colorada, que armou o contra-ataque.
Publicidade
O Inter utilizou a arma usada pelo adversário para fazer seu gol. No contragolpe, Taison apareceu em velocidade no campo de ataque, de frente com apenas um marcador do Flamengo. Ele tocou para Palacios, que devolveu na frente, dentro da área, e Taison tocou a bola no cantinho para fazer o gol Colorado aos 40 minutos.
O jogo seguia aberto, e o Inter quase empatou aos 45. Dourado lançou Edenílson na área, e ele tocou por cima e quase encobriu o goleiro, que espalmou pro meio da área. Patrick pegou o rebote e chutou pro gol, tirando do goleiro, mas o zagueiro David Luiz apareceu debaixo da trave para salvar o empate sobre a linha, mantendo a vitória do Flamengo na saída para o intervalo.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
O jogo continuou bom na segunda etapa. O Inter tomou a iniciativa e foi ao ataque, e o Flamengo continuava perigoso, com espaços para os contra-ataques. Aos 17, Lomba defendeu um chute difícil de Vitinho, que desviou na defesa e o goleiro espalmou. Aos 19, Vitinho mais uma vez parou em Lomba ao dominar na área e chutar cruzado.
O Flamengo seguia levando perigo ao gol do Inter, que mudou em três posições aos 30 minutos. Palácios, Saravia e Heitor saíram, para as entradas de Matheus Cadorini, Heitor e Maurício.
Aos 32, quase sai o gol de empate: Patrick cabeceou na área após cruzamento da esquerda no segundo poste, a bola tomava o caminho do gol quando Arão tirou quase sobre a linha.
Taison assustou o goleiro do Flamengo aos 39, ao bater colocado da entrada da área, mas a bola saiu à esquerda do gol. Aos 40, Kenedy recebeu na área do Inter e tocou para o fundo da rede. Mas o jogador estava em impedimento, assinalado pelo VAR.
Gustavo Maia ainda entrou no time do Inter aos 43, mas pouco pode fazer. O Inter pagou caro pelos dois gols sofridos no início do jogo, e acabou derrotado em casa, a 11º derrota no Brasileirão. Graças ao empate de Ceará e Atlético-GO em 1 a 1 neste sábado, o Inter não foi ultrapassado na tabela pelo time cearense. O Colorado é sétimo na tabela, com 47 pontos, a três pontos do Corinthians, o primeiro no G-6, que classifica de forma direta para a Libertadores do próximo ano. O Flamengo chegou a 66 pontos e é vice líder da competição, a oito pontos do Atlético-MG, que neste sábado, 20, venceu o Juventude por 2 a 0. Fluminense, nono colocado com 45 pontos, e América Mineiro, em 10º com a mesma pontuação, duelam neste domingo no Maracanã, a partir das 17 horas. Quem vencer passa o Inter na tabela.
Na próxima rodada, o Colorado joga fora de casa, contra o Fluminense, na quarta-feira, 21h30, no Maracanã. Já o Flamengo joga a final da Libertadores 2021 contra o Palmeiras no sábado, 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Pelo Brasileirão, o time carioca volta à campo dia 3 de dezembro, na Arena Pernambuco, contra o Sport, pela 35ª rodada.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2021 – 34ª RODADA
INTERNACIONAL 1X2 FLAMENGO
Local: Gigante da Beira-Rio, Porto Alegre-RS
Data: 20/11/2021, sábado
Horário: 21h30 horas
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF), auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)
Cartão amarelo: Bruno Méndez, Moisés (Inter); Gabigol (Flamengo)
Gol: Taison, aos 40min/1ºT (Inter); Gabigol, aos 3min/1ºT, Andreas Pereira, aos 10min/1ºT (Flamengo)
INTER:
Marcelo Lomba; Renzo Saravia (Heitor), Bruno Méndez, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado (Maurício), Rodrigo Lindoso, Edenilson, Taison e Patrick (Gustavo Maia); Palacios (Matheus Cadorini).
Técnico: Diego Aguirre
FLAMENGO:
Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís (Ramon); Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro (De Arrascaeta), Michael (Rodinei), Vitinho (Kenedy) e Gabigol.
Técnico: Renato Portaluppi